Chandrayaan-2 envia novas imagens da superfície da Lua

Milena Elísios

A Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO, na sigla em inglês) divulgou ontem (14 de novembro) novas imagens tridimensionais da superfície da Lua que foram capturadas pela sonda Chandrayaan-2.

LEIA TAMBÉM: IA simula o universo e descobre mais coisas do que deveria

“Dê uma olhada na visualização em 3D de uma cratera criada pelo TMC-2 de #Chandrayaan2. TMC-2 fornece imagens com resolução espacial de 5m e trigêmeos estéreo (vistas de proa, nadir e popa) para preparar DEM da superfície lunar completa.” A ISRO twittou.

A Câmera de Mapeamento de Terreno-2 (TMC-2) é uma continuação do Chandrayaan-1 a bordo do TMC. O TMC-2 fornece imagens (0,4μm a 0,85μm) com resolução espacial de 5m e trigêmeos estéreo (vistas frontal, nadir e ré) a partir de uma órbita de 100 km para a preparação do modelo Digital Elevation (DEM) da superfície lunar completa.

As três imagens do TMC-2 quando processadas em modelos digitais de elevação, permitem o mapeamento das morfologias das formas terrestres da superfície lunar.

LEIA TAMBÉM: O Universo está se expandindo mais rápido do que imaginávamos, segundo pesquisa

As informações derivadas dessas imagens facilitam a estimativa das dimensões das características acima e sua comparação para reconstruir a estrutura morfo-estrutural, caracterização de crateras para derivar geometrias de impacto, determinação da idade da superfície através dos métodos Tamanho da cratera – Distribuição de frequência (CSFD) e etc.

Superfície da Lua

A Chandrayaan-2 perdeu contato com a A Organização Indiana de Pesquisa Espacial no dia 6 de Setembro enquanto ele descia para a superfície da Lua, mas dois dias após o incidente a sonda enviou uma imagem térmica da localização do orbital lunar Vikram – parte que compõe a sonda e fora preparada para ficar um ano no satélite natural coletando dados. Apesar do aparente pouso forçado, o ISRO confirmou que todos os instrumentos a bordo do orbital estão funcionando bem. 

FONTES / Índia Times / Space.com

Compartilhar