Descubra como sobreviver a um ataque de leão

Giovane Sampaio

A boa notícia é que é muito improvável que leões te ataquem. O motivo? Bom, eles consideram a humanidade uma ameaça, apesar de nosso tamanho desproporcional. O fato é que leões não se importam muito com humanos, mesmo em safáris, e já se acostumaram como a presença deles, seja de carro ou à pé.

Mas apesar de ataques não serem frequentes, é sempre bom estar atento aos sinais que o leão dá em adiantado ao ataque e às providências a serem tomadas em caso de ataque.

Para isso, o especialista em safáris John Coppinger faz uma listagem que pode salvar sua vida.

O que fazer se você for atacado por um leão

Ser seguido por um leão quando você está a pé é extremamente assustador. É difícil parar de fugir, mas é provável que isso provoque um ataque. Uma investida de leão geralmente é acompanhada por um som rosnado profundo que reverbera no seu próprio organismo.

É vital manter-se firme, talvez recuando muito lentamente, mas continuar de frente para o leão, batendo palmas, gritando e agitando os braços para parecer maior. A maioria das investidas são falsas, então você normalmente ficará bem.

E lembre-se: mantenha-se firme! Nunca corra ou vire as costas. Se não estará perdido.

Como evitar o ataque de um leão

Nunca se aproxime muito, especialmente no caso de leões ou leoas com filhotes.

Diferentes circunstâncias desencadeiam comportamentos diferentes. Durante o namoro, os leões machos geralmente são extremamente agressivos e não devem ser abordados, mesmo se você estiver dentro de um veículo.

Uma leoa com filhotes é naturalmente protetora e deve ter muito espaço. E sendo predominantemente noturnos, os leões perdem o medo inerente aos seres humanos à noite e se tornam muito mais perigosos e propensos a ataques.

Seja mais cauteloso à noite. Evite acampar em áreas com alta densidade de leões – mantenha a vigilância durante a noite se estiver preocupado.

E lembre-se: leões de diferentes localidades possuem comportamentos diferentes, que muitas vezes é difícil prevenir.

Compartilhar