Vídeo mostra orcas perseguindo o predador mais aterrorizante do oceano

Milena Elísios
(Earth Trotter Photos/iStock)

O tubarão branco é visto como o maior predador do oceano, sendo o principal das espécies mais conhecidas ataques mortais em humanos.  Mas estão surgindo cada vez mais evidências de que nem o grande branco é seguro. De fato, esses tubarões também são presas. Isso é o que mostra um vídeo incrível compartilhado online pela Ocean Research que mostra orcas perseguindo grandes tubarões brancos (Carcharodon carcharias) perto da costa da África do Sul.

As imagens foram capturadas em Seal Island, em Mossel Bay, no Cabo Ocidental – uma ilha pequena e rochosa que abriga uma colônia de cerca de 3.000 focas marrons (Arctocephalus pusillus) e outros animais selvagens, como os pinguins. Por isso a ilha é um local de caça popular para os grandes tubarões brancos e é também um ótimo local para os turistas mergulharem com os animais gloriosos.

E assim um grupo de turistas aproveitavam para observar os grandes tubarões brancos que caçavam orcas no local, isso até um grupo de orcas aparecer para acabar com a festa.

 

“Orcas foram vistos perseguindo um tubarão branco, e alguns outros tubarões brancos estavam na vizinhança na época. O tubarão parece estar nervoso com a presença das orcas, mas outro tubarão não parecia muito perturbado”, a Oceans Research escreveu no Facebook.

“Vamos monitorar a atividade do orca e do tubarão branco nos próximos dias, para ver se há alguma mudança comportamental.”

É difícil dizer se as orcas estão de fato envolvidas em uma caça coordenada, se estão apenas brincando ou se o comportamento delas é coincidente. No entanto, evidências recentes parecem sugerir que os dois predadores não se dão bem. E as orcas saem por cima.

Recentemente, as carcaças de grandes tubarões brancos mortos por orcas foram lavadas em terra no Cabo Ocidental, perfuradas com marcas de mordida e, curiosamente, sem o fígado. Orcas foram vistas comendo o fígado de outros tubarões, por isso não é muito difícil descobrir o que está acontecendo.

Os fígados de tubarão branco são enormes, pesam centenas de quilos. E eles são cobertos de calorias, obtidas a partir da gordura das focas que comem. De acordo com um artigo de 2013, um grande fígado de tubarão branco de 456 kg (1.000 libras) contém cerca de 400 litros de óleo – óleo delicioso para as orcas e rico em calorias. Isso ajuda a manter os tubarões flutuantes e abastecidos com nutrientes à medida que eles migram. 

Então não é nenhuma surpresa que um grande tubarão branco fuja ao ver uma orca se aproximar.

FONTE / Science Alert

Compartilhar