Você morrerá antes de descobrirmos vida extraterrestre, dizem cientistas

Giovane Sampaio
Mesmo se encontrarmos vida extraterrestre, muitos dados sobre ela ainda nos faltarão.

Diferente das últimas previsões, cientistas atestaram que a descoberta de vida extraterrestre deverá ser lenta e incerta, e, se existirem, provavelmente não serão fáceis de identificar.

“É provável que seja uma descoberta lenta, não como os pequenos humanoides verdes que chegam aqui na Terra assustando a todos”, disse Sara Seager, astrônoma do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). “Provavelmente vai demorar muito tempo.”

A declaração foi feita durante um painel realizado no mês passado no Congresso Astronáutico Internacional, em Washington. Os cientistas que participaram do painel começam a perceber que eles podem colocar a humanidade em um lugar desconfortável de incerteza. Os dados iniciais podem provocar especulações sobre a vida alienígena, mas provavelmente não será definitivo o suficiente para resolver a questão por si só.

Para a Space.com, a antropóloga Kathyrn Denning, da Universidade de York, durante o Congresso, declarou que pode ser difícil para os seres humanos lidar com a incerteza.

“Humanos não são bons em manter espaços abertos”, disse Denning. “Nós apenas os enchemos com o que estiver disponível.”

LEIA TAMBÉM: A escala de Kardashev — os tipos de civilizações I, II, III, IV e V

Mas uma descoberta abrupta pode gerar caos e medo. Segundo o Space.com, “especulações sobre cenários de contato com a vida extraterrestre, mesmo aqueles imaginados por cientistas, são muitas vezes não tão alegres. Os modernos padrões de circulação da informação favorecem a negatividade e a imprecisão.

Denning se preocupa que uma detecção de vida que não seja definitiva possa deixar os humanos preencherem os espaços em branco por conta própria, independentemente da falta de evidência.

Não encontraremos a vida como um todo, não saberemos sobre sua evolução, sobre sua cultura, sobre quase absolutamente nada, somente de sua existência, e isso pode fazer com que pessoas criem uma percepção específica de algo que ainda não entendemos por completo.

“Se virmos todos os sinais – não é para este público, mas o suficiente para saber que há vida por aí em algum lugar”, Seager disse.”Eu sei que essa é uma resposta insatisfatória.”

De fato, hoje, o debate, sobre qualquer tema está de todas as formas polarizado. Uma grande proporção de pessoas demonizam qualquer assunto que estão contra seus vieses ou crenças, disseminando medo e mentiras para favorecerem no que acreditam, e o tema extraterrestre não é imune a isso.

A falta de evidência, hoje, já faz com que indivíduos que não estejam envolvidos na pesquisa direta com os dados de telescópios preencham os “espaços abertos”. Um exemplo claro é a ufologia, que já possui espaço na mídia e na sociedade.

Tudo isso influência na percepção da sociedade sobre a descoberta de vida fora da Terra, e ajuda a dificultar a compreensão real do que há, na verdade, lá fora.

LEIA TAMBÉM: Uma civilização extraterrestre avançada pode estar se comunicando por feixes de neutrinos

Compartilhar