NaturezaJacarés são flagrados caçando e devorando tubarões

A dieta de jacarés consiste em crustáceos, caracóis e peixes, mas como eles são predadores oportunísticos, os tubarões podem entrar no menu.
Milena Elísios1 semana atrásO pesquisador de pós-doutorado da Universidade Estadual do Kansas, James Nifong, documenta a predação generalizada de jacarés americanos de quatro espécies de tubarões como este. (Imagem: U.S. Fish and Wildlife Service J.N.)
https://socientifica.com.br/wp-content/uploads/2019/11/Jacarés-comem-tubarões.jpg

James Nifong, pesquisador de pós-doutorado da Cooperative Fish and Wildlife Research Unit da Kansas State University, e Russell Lowers, biólogo de vida selvagem com serviços integrados de apoio à missão no Kennedy Space Center, publicaram um estudo no Southeastern Naturalist documentando que os jacarés americanos nas costas do Atlântico e do Golfo estão comendo pequenos tubarões e arraias. Esta é a primeira documentação científica de uma ampla interação entre os dois predadores.

“No artigo, documentamos jacarés consumindo quatro novas espécies de tubarões e uma espécie de arraia”, disse Nifong. “Antes disso, houve apenas algumas observações em uma ilha ao largo da costa da Geórgia, mas as novas descobertas documentam a ocorrência dessas interações desde a costa atlântica da Geórgia ao redor da península da Flórida até a Costa do Golfo e o panhandle da Flórida.

LEIA TAMBÉM: Píton engole um enorme crocodilo australiano inteiro: confira as imagens

Apesar das diferenças de água doce e salgada, Nifong disse que é bastante comum que tubarões e arraias dividam a água com jacarés. Muitos tubarões e arraias podem nadar até a água doce, onde são devorados por jacarés. Embora os jacarés não tenham glândulas salinas como os verdadeiros crocodilos, eles são engenhosos ao viajarem entre habitats de água doce e marinhos.

“Os jacarés procuram água doce em ambientes de alta salinidade”, disse Nifong. “Quando chove muito forte, eles podem realmente beber água doce da superfície da água salgada. Isso pode prolongar o tempo que eles podem ficar em um ambiente de água salgada”.

A dieta de um jacaré consiste tipicamente em crustáceos, caracóis e peixes, mas como os jacarés são predadores oportunísticos, os tubarões podem entrar no menu.

“As descobertas trazem à tona a importância dos tubarões e arraias para a dieta dos jacarés, bem como a fatalidade de alguns dos tubarões juvenis quando pensamos no manejo populacional de espécies ameaçadas de extinção”, disse Nifong.

LEIA TAMBÉM: Grande tubarão branco foi atacado por criatura muito maior

Os pesquisadores equiparam os jacarés com transmissores GPS para observar seus movimentos e descobriram que os jacarés viajam entre fontes de água doce e estuários – corpos de água costeira parcialmente fechados, onde a água doce e salgada se misturam e são viveiros de tubarões.

“A frequência com que um predador come o outro depende muito de seu tamanho”, disse Nifong, “Se um pequeno tubarão nada próximo de um jacaré e o jacaré sente que pode derrubar o tubarão, ele vai, mas também revisamos algumas histórias antigas sobre tubarões maiores comendo jacarés menores”.

Nifong mergulhou na história e encontrou notícias do final de 1800 que descreviam batalhas de grandes massas de tubarões e jacarés após enchentes e marés altas que lavaram os predadores juntos. Um incidente histórico particular incluído no artigo do jornal descreveu como os tubarões eram atraídos para o sangue de jacarés que se alimentavam de peixes. Quando os jacarés foram levados para o mar, os tubarões atacaram.

Nifong conduziu a pesquisa sobre a dieta dos jacarés como parte de uma pesquisa mais ampla sobre sistemas de rios de água doce e dinâmica da cadeia alimentar. Atualmente, ele está pesquisando os impulsionadores da biodiversidade de peixes nativos na Bacia do Rio Neosho para Martha Matter na Unidade de Pesquisa Cooperativa de Pesca e Vida Selvagem do Kansas, uma parte da Divisão de Biologia da Universidade Estadual do Kansas.

O artigo científico foi publicado na BioOne.

FONTE / Phys