NaturezaApós ciclone, tubarão-touro vai parar em lugar inusitado

Após uma enorme tempestade na Austrália, um tubarão-touro foi encontrado em uma estrada, cerca de 19 quilômetros de distância da água.
Milena Elísios2 semanas atrás(Imagem: Qld fire and Emergency)
https://socientifica.com.br/wp-content/uploads/2019/11/Tubarão-touro.jpg

O ciclone Debbie causou devastação na costa nordeste da Austrália há dois anos, atingindo moradores com fortes chuvas e ventos de até 260 km por hora. Mas na região de Burdekin, no norte de Queensland, os moradores conseguiram evacuar o local relativamente fácil, a única vítima da tempestade foi um tubarão-touro que foi encontrado em uma estrada a 19 quilômetros da água.

“Ele deve ter ficado preso em uma torrente e acabou, encalhado na beira da estrada”, disse o reporter local,Philip Calder ao news.com.au

“Ficamos muito surpresos, estávamos indo fotografar uma estrada inundada, não esperávamos encontrar vida selvagem também”.

LEIA TAMBÉM: Imagens de tubarão misterioso do mar profundo foram registradas

Moradores locais filmaram e fotografaram o tubarão após a tempestade.

“Acha que é seguro voltar para a água? Pense de novo! Um tubarão touro encontrado em Ayr. Fique fora da água da enchente.” tuítou o corpo de bombeiros.

Os tubarões-touro são bastante comuns na área e são uma espécie incrivelmente adaptável, é possível encontra-los em todo o mundo, prosperando tanto em água salgada quanto em água doce, mantendo-se até nas águas rasas e quentes da costa ou os rios mais para o interior. A suspeita é de que o tubarão-touro tenha sido levado para fora de sua casa no rio Burdekin e, no processo de tentar escapar de uma torrente violenta, acabou ficando encalhado em uma estrada na cidade de Ayr.

Como o animal não mostrava sinais de decomposição, o tubarão provavelmente não ficou ali por muito tempo antes de ser encontrado. Infelizmente, não haveria chance de revivê-lo quando a equipe de emergência local chegasse. Por mais resistentes que os tubarões sejam na água, eles são incrivelmente sensíveis a secar e sufocar quando não há um suprimento constante de água fluindo através de suas brânquias.

LEIA TAMBÉM: Tubarão branco tenta comer uma tartaruga, mas acaba morrendo engasgado

Os tubarões-touros fazem parte, juntamente com os tubarões brancos e os tubarões tigres, das “três grandes” espécies de tubarões agressivos, que são mais suscetíveis a atacar humanos mesmo sem provocações. O rio Burdekin, que está repleto de tubarões-touro, por isso os moradores nunca nadam por lá.

O tubarão não é a única coisa estranha que foi arrancada pelas tempestades maciças que varreram a costa australiana, barcos inteiros foram lançados para o interior do mar, e postes foram derrubados. A boa notícia é que nenhuma morte foi registrada como resultado da tempestade.

FONTE / Science Alert