NaturezaTubarão de 4 metros ataca barco depois de matar peixe-espada

Giovane Sampaio2 semanas atrásImagem do tubarão atacando o barco.
https://socientifica.com.br/wp-content/uploads/2019/11/tubarão-ataca-barco.jpg

Nas águas do território ultramarino francês de Mayotte, ao norte de Madagáscar e ao largo da costa do sudeste do continente africano, um tubarão atacou um barco e aterrorizou seus passageiros.

O evento aconteceu quando o barco navegava próximo a uma carcaça de um grande peixe flutuando na água, que acabara de ser morto. Jean Gaucher, gerente da Naut’île Excursions Nautiques, responsável pela navegação deste barco, anunciou que era um grande peixe-espada.

Ao ficar muito próximo da aparente presa, logo logo os passageiros descobriram seu executor: um grande tubarão-mako, que pode chegar a 4,3 metros de comprimento e 580 kg, possuindo uma cor azul metálica. Além dessas atribuições, é considerado um dos tubarões mais rápido dos mares.

O ataque

Enquanto estava próximo do barco, os tripulantes do barco o viram alimentar-se do peixe, mas não esperavam que poderiam ser atacados.

O fato ocorreu porque o tubarão interpretou o barco como uma possível ameaça à sua refeição. É comum tubarões atacarem para defender suas presas, e barcos não estão imunes a isso.

“Quando o tubarão viu o barco, ele tentou defender sua presa e furou o lado do porto do navio com os seus dentes”, disse Jean Gaucher.

Um tubarão-mako. (Imagem: National Geographics)

Apesar do ataque, a todo momento os passageiros estavam seguros, e não tão ansiosos para voltar à costa.

“Foi incrível”, disse Jean Gaucher. “Precisaremos de alguns dias para reparar o barco.”

De fato, Gaucher está acostumado com esse tipo de situação e dá ênfase ao instinto do tubarão.

“Isso acontece às vezes nesta área, particularmente na ilha vizinha”, disse. “Ele defende a sua presa, mantendo os potenciais predadores à distância.”

“É um fenômeno muito natural que observamos, parte da ordem natural das coisas. Nada de perigoso aconteceu, só sofremos um pouco de dano.”

O tubarão-mako é um dos caçadores mais eficientes no oceano, superando o lendário tubarão branco, e, atualmente, se encontra em ameaça de extinção, vítima da remoção de suas barbatanas para fazer sopa.

FONTE / Express

LEIA TAMBÉM: Um tubarão bizarro de duas cabeças cresceu em laboratório