Esquilo australiano ataca e devora cobra: Veja imagens

Milena Elísios
(Imagem: Parque Nacional W. Leggett / NPS / Montanhas Guadalupe)

Se você parar para imaginar uma luta entre um esquilo e uma cobra, certamente não imaginaria um esquilo saindo como vencedor nessa briga, mas foi exatamente essa cena que William Leggett, um guarda florestal, capturou no Parque Nacional das Montanhas Guadalupe, no oeste do Texas.

Esquilo devora cobra

Com as dua patas p esquilo segura o réptil.(Imagem: Parque Nacional W. Leggett / NPS / Montanhas Guadalupe)

Uma pesquisa publicada em 2007 no Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences, sugere que os esquilos poderiam usar peles dessas para evitar a predação. Os animais mastigam as peles e depois as esfregam em si mesmos, potencialmente para mascarar seu próprio perfume com o da cobra.

LEIA TAMBÉM: Píton engole um enorme crocodilo australiano inteiro: confira as imagens

As imagens mostram um esquilo rochoso (Otospermophilus variegatus) usando ambas as patas para agarrar uma cobra do deserto (Masticophis taeniatus), logo abaixo da cabeça da cobra. Na sequência das imagens o animal começa a devorar a serpente, comendo quase todo o animal, deixando apenas 5 centímetros do animal intactos. Embora possa parecer uma ocorrência rara, cobras e esquilos têm mais conflitos do que se imagina, é algo um tanto comum na natureza. Os esquilos são mamíferos que pertencem a uma grande família de roedores de pequeno e médio porte, eles comem principalmente plantas, frutas e nozes, mas são onívoros, ou seja, eles também se alimentam de ovos de aves, lagartos e cobras.

Esquilo devora cobra 2

Após capturar a cobra o esquilo então começa a devorá-la. (Imagem: Parque Nacional W. Leggett / NPS / Montanhas Guadalupe)

LEIA TAMBÉM: Um tubarão bizarro de duas cabeças cresceu em laboratório

Um vídeo publicado no You Tube em 2013 por exemplo, mostra um esquilo africano atacando e mordendo uma cobra muito maior:

Só podemos dar um concelho após observar essa alucinante sequência de imagens: Não se meta com esquilos australianos.

FONTE / Science Alert

Compartilhar