Aterrorizante: tubarão branco de cinco metros persegue mergulhadores

Milena Elísios
Mergulhadores em Bali ficaram aterrorizados ao se depararem com um grande tubarão branco de cinco metros de comprimento.

Os mergulhadores de Bali ficaram aterrorizados um encontro com um tubarão branco de cinco metros de comprimento. A estudante de gestão ambiental Nina Coleman, estava explorando os recifes em um grupo quando outros mergulhadores começaram a apontar freneticamente para o recife. As filmagens mostraram o perigoso predador se mover lentamente através da água enquanto cerca de uma dúzia de mergulhadores observavam em choque.

Apesar de sua reputação assustadora, o grande branco desapareceu no azul escuro sem incidentes. Coleman ficou impressionada com sua interação de perto com um dos animais mais temidos do mundo, já que os tubarões são uma espécie de água fria.

LEIA TAMBÉM: Este é o tubarão mais estranho e antigo da Terra; e ainda está vivo

“Grandes brancos nunca foram vistos na Indonésia por serem uma espécie de água fria, então foi um fenômeno estranho”, afirmou.

“Isso nos leva-nos a pensar o que faz um grande branco em águas indonésias?

A estudante disse que ela se perguntou se mudar as correntes oceânicas significava que as criaturas que moram no oceano estavam sendo deslocadas de seu ambiente normal.

Gregory Skomal, especialista em tubarões baseado nos EUA, disse ao Daily Mail Australia enquanto era muito difícil dizer com certeza se o animal era um grande branco – era certamente um tubarão lamnídeo. Os grandes tubarões brancos pertencem à espécie lamnídeo – assim como outras grandes variantes de natação rápida. O Dr Skomal disse que enquanto os tubarões brancos não foram documentados ao largo da costa da Indonésia, a sua distribuição global não inclui águas tropicais.

Tubarão branco
Mergulhadores em Bali ficaram aterrorizados ao se depararem com um grande tubarão branco de cinco metros de comprimento.

Os tubarões geralmente são de sangue frio, mas os grandes tubarões brancos possuem “permutadores” especializados que lhes permitem caçar tanto em águas frias como em águas quentes. A estrutura de seus permutadores é chamada de trocador de contracorrente, e lhes permite elevar a temperatura corporal acima da temperatura da água ao seu redor.

LEIA TAMBÉM: Um tubarão bizarro de duas cabeças cresceu em laboratório

Em águas quentes como as da Indonésia, por exemplo, a temperatura mais alta do sangue pode permitir-lhes caçar animais de sangue quente mais facilmente. É particularmente vantajoso caçar mamíferos marinhos de sangue quente que, de outra forma, poderiam ter muita energia para que os grandes brancos os capturem com sucesso”, disse um pesquisador.

FONTE / Daily Mail

Compartilhar