Alguns animais podem literalmente pausar a gravidez. Aqui está o porquê

The Conversation
Tatu de três bandas do sul (Tolypeutes matacus). (belizar73 / iStock)

Colocar a gravidez em pausa até o momento certo para dar à luz soa como algo saído de um romance de ficção científica, mas para muitos mamíferos o que é conhecido como “diapausa embrionária” é uma parte essencial da criação de seus filhotes.

Embora os cientistas saibam desde a década de 1850 que alguns animais têm essa capacidade, só agora está ficando claro como isso pode nos ensinar lições valiosas sobre gravidez humana, células-tronco e câncer.

Quais animais podem fazer isso?

Mais de 130 espécies de mamíferos podem interromper a gravidez. A pausa pode durar entre dois dias e 11 meses. Na maioria das espécies (exceto alguns morcegos, que o fazem um pouco mais tarde), isso acontece quando o embrião é uma pequena bola de cerca de 80 células, antes de se ligar ao útero.

Também não é apenas um grupo de mamíferos. Várias espécies parecem ter desenvolvido a capacidade necessária para se reproduzir com mais sucesso. A maioria dos carnívoros pode interromper a gravidez, incluindo todos os ursos e a maioria das focas, assim como muitos roedores, veados, tatus e tamanduás.

Mais de um terço das espécies que respiram durante a gestação são da Austrália, incluindo alguns gambás e todas, exceto três espécies de cangurus.

O recordista do tempo de pausa na gravidez é o canguru tammar, que foi estudado extensivamente por sua capacidade de colocar embriões em espera por até 11 meses.

Por que fazer uma pausa na gravidez?

A principal vantagem de interromper a gravidez é que ela separa o acasalamento e o nascimento. Existem duas maneiras principais pelas quais os animais fazem isso.

A primeira maneira é acasalar logo após o parto, ter uma gravidez de backup caso algo aconteça com o recém-nascido. O estresse da amamentação desencadeia uma pausa que dura durante a amamentação e a gravidez recomeça quando os jovens saem.

A segunda maneira é pausar toda gravidez até que seja a hora certa (geralmente dependendo da estação). Por exemplo, os fuinhas se acasalam no início de março, mas colocam os embriões em pausa até o equinócio da primavera (21 de março), quando os dias estão ficando mais longos em suas casas no hemisfério norte. Isso garante que os jovens nasçam na primavera, quando as condições melhoram, e não no inverno.

O wallaby tammar combina esses dois métodos (amamentar na primeira metade do ano, dias curtos na segunda) para parar por quase um ano e dar à luz em janeiro. Isso garante que os jovens deixem a bolsa na primavera seguinte, em vez de no meio de um verão australiano quente.

O que podemos aprender com a diapausa?

A diapausa foi identificada pela primeira vez em 1854, depois que caçadores na Europa notaram que a gravidez em corças parecia durar muito mais tempo do que o normal. Desde então, os cientistas são fascinados por esse processo e isso nos ajudou a entender mais sobre os processos reprodutivos básicos em todos os mamíferos.

Mas demorou até 1950 para que nosso conhecimento da gravidez aumentasse o suficiente para que pudéssemos confirmar o que os caçadores haviam observado 100 anos antes.

Mas como o processo funciona no nível molecular ainda é um mistério. Até recentemente, parecia não haver conexão entre quais espécies o usavam e quais não, e não parecia haver um mecanismo unificador de como a gravidez era interrompida. Até os hormônios que controlam a diapausa são diferentes entre os grupos de mamíferos.

No entanto, pesquisas agora sugerem que, independentemente de quais hormônios afetam o útero, a sinalização molecular entre o útero e o embrião é conservada, pelo menos entre o rato, o minque e o canguru wallaby tammar.

Além disso, os pesquisadores na Polônia pausaram embriões de ovelhas (uma espécie que não é de diapausa) transferindo-os para o útero de um rato e depois voltando para as ovelhas sem efeitos negativos.

Isso indica que o potencial de diapausa pode estar em todos os mamíferos, incluindo humanos.

Então, quando posso pausar minha gravidez?

É improvável que pausar a gravidez se torne a norma em humanos. Para iniciantes, você teria que saber que estava grávida cinco dias após a concepção para coincidir com o momento em que a maioria das espécies começa a diapausa.

A compreensão de como os mamíferos pausam a gravidez tem implicações significativas para nossa compreensão de como criar embriões saudáveis. O momento em que o embrião entra em diapausa é o mesmo da fertilização in vitro quando um embrião é transferido para o útero.

A diapausa pode nos ajudar a melhorar a maneira como cultivamos embriões na cultura ou como reconhecer qual é o “melhor” embrião a ser transferido.

A diapausa também pode ajudar a criar células-tronco melhores e encontrar novos tratamentos contra o câncer. As primeiras células-tronco já isoladas por cientistas vieram de um embrião de camundongo em diapausa, quando o ciclo celular do embrião é interrompido. As células-tronco também são notavelmente semelhantes a um embrião diapausado.

Portanto, entender como a diapausa funciona no nível molecular pode levar a novas terapias para interromper a divisão celular ou identificar marcadores para células-tronco tumorais, que são consideradas responsáveis ​​por metástases no câncer.A conversa

Jane Fenelon, pesquisadora em reprodução e desenvolvimento monotreme e marsupial da Universidade de Melbourne.

Este artigo foi traduzido de The Conversation sob uma licença Creative Commons. Leia o artigo original.

Compartilhar