Pela primeira vez na história, cientistas descobrem padrões fractais em um material quântico

Milena Elísios
(Imagem: Pete LinForth / Pixabay)

Físicos do MIT forneceram o primeiro exemplo conhecido de um padrões fractais em um material quântico. Os padrões foram vistos em uma distribuição inesperada de unidades magnéticas chamadas ‘domínios’, que se desenvolvem em um composto chamado óxido de neodímio-níquel – um metal de terras raras com muitas propriedades extraordinárias.

Obter uma melhor compreensão desses domínios e de seus padrões pode levar a novas formas de armazenar e proteger informações digitais.

Padrões factais 1
Padrões fractais de ocorrência natural em brócolis Romanesco (Brassica oleracea). (Photopips / iStock)

O que é uma padrão fractal?

Um padrão fractal representa um objetos geométrico que pode ter uma estrutura básica, fragmentada ou irregular, que se repete em diferentes escalas. Em outra palavras, esses objetos contém cópias menores deles mesmos, que por sua vez contém cópias ainda menores e assim por diante.

LEIA TAMBÉM: Teletransporte quântico complexo alcançado pela primeira vez

Os fractais estão relacionados a áreas da física e da matemática que são conhecidas por Sistemas Dinâmicos e Teoria do Caos, porque suas equações são utilizadas para descrever fenômenos que, apesar de parecerem aleatórios, obedecem certas regras, como, por exemplo, o fluxo dos rios. Os fractais não podem ser explicados pela geometria euclidiana – aquela que a gente aprende na escola -, já que possuem dimensão fracionária, que está relacionada com a quantidade e a escala de ampliação das cópias da figura contidas dentro dela mesma.

Padrões fractais 1

Óxido de neodímio-níquel

Como a maioria dos materiais ferromagnéticos, os átomos do óxido de neodímio e níquel se unem como pequenos aglomerados de partículas magneticamente orientadas chamadas domínios.

Os domínios vêm em vários tamanhos e arranjos, dependendo das interações quânticas entre elétrons e seus átomos sob certas condições. Mas exatamente como eles emergem no óxido de neodímio-níquel, dada a sua natureza como condutor, iluminando a lua como isolante, era a grande questão.

“Queríamos ver como esses domínios surgem e crescem quando a fase magnética é atingida após o resfriamento do material”, diz Comin.

No passado, os pesquisadores espalharam raios-X pelo material para estudar suas estranhas propriedades eletromagnéticas de flip-flopping na esperança de descobrir seus segredos elétricos.