Imagens incríveis mostram estratégias usadas por baleias para caçar

Milena Elísios
(Universidade do Havaí em Mānoa / Número da licença: NOAA # 19703)

Alguns cetáceos usam uma espécie de “rede” para pegar a comida. Como é o caso das baleias jubarte, que desenvolveram uma estratégia de caça que é, no mínimo, interessante. Elas mergulham e nadam em um anel em torno de suas presas, soprando bolhas à medida que avançam. Esse anel forma uma coluna que aprisiona os peixes, permitindo que outras baleias do grupo nadem de baixo, com as bocas abertas, através do cilindro da bolha para se deleitar no cardume.

Isso é, definitivamente algo fascinante e bonito de se assistir – e os cientistas capturaram em vídeo a rara visão das baleias.

LEIA TAMBÉM: Tubarão de 400 anos pode ser o mais antigo já encontrado: confira vídeo

Além das imagens de drones que mostram uma impressionante vista aérea de duas baleias jubarte (Megaptera novaeangliae) criando uma espécie de rede de bolhas, os biólogos marinhos da Universidade do Havaí em Mānoa prenderam câmeras e sensores nas baleias usando ventosas para coletar uma grande quantidade de dados sobre esse comportamento fascinante.

“Temos dois ângulos. A perspectiva do drone está nos mostrando essas redes de bolhas e como as bolhas começam a vir à superfície e como os animais passam pela rede de bolhas à medida que surgem, enquanto as câmeras nas baleias nos mostram as perspectiva do animal”, disse o biólogo marinho Lars Bejder, do Programa de Pesquisa em Mamíferos Marinhos da universidade .

“A sobreposição desses dois conjuntos de dados é bastante emocionante”.

No verão as baleias jubarte migratórias visitam o Alasca para se alimentar, antes de voltar para as águas mais quentes do Havaí no inverno, onde elas se reproduzem e criam seus filhotes.

Caça baleias 2

Durante o período de reprodução, as baleias não comem, e por isso precisam estocar enormes reservas de krill do Alasca para continuar passando por esse período de alto custo energético.