História & HumanidadeCriança descobre ovos de dinossauros de 66 milhões de anos sozinha

Esse é o sonho de toda criança - e também de muitos adultos.
Damares Alves1 mês atrásImagem representativa dos ovos de dinossauro. Crédito: KtD / Adobe
https://socientifica.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Ovos-de-dinossauro-1.jpg

Um menino chinês de apenas 10 anos que estava brincando próximo de um lago acidentalmente desenterrou um ovo fossilizado que levou à descoberta de um ninho de dinossauro de 66 milhões de anos.

O pequeno Zhang Yangzhe estava brincando em um aterro, perto do rio Dong, sob a supervisão de sua mãe, quando descobriu o ovo, na cidade de Héyuán – que já é conhecida por várias descobertas de fósseis de dinossauros, especialmente de ninhos com ovos.

Uma pedra peculiar

Enquanto cavava no solo, o menino viu uma “pedra estranha” enterrada sob o solo vermelho, que ele escavou cuidadosamente.

LEIA TAMBÉM: Dinossauro “mumificado” de 100 milhões de anos descoberto

Após uma inspeção mais cuidadosa, ele sabia que era algo incomum e suspeitava que fosse um ovo de dinossauro, baseado em sua forma particular. Imediatamente chamou a sua mãe, Li Xiaofang. Juntos eles contataram o museu local sobre a descoberta e aguardaram no local até que especialistas entraram em cena.

O ninho de dinossauros

Especialistas identificaram assim que viram o ovo de dinossauro. Eles escavaram o local e encontraram um ninho com mais de dez ovos idênticos ao descoberto pelo garoto.

LEIA TAMBÉM: Tubarão de 400 anos encontrado no Ártico pode ser o mais antigo vertebrado vivo: confira vídeo

Os paleontólogos levaram os ovos para um exame mais aprofundado no Museu dos Dinossauros de Héyuán, onde estimaram que os ovos tinham cerca de 66 milhões de anos.

Um modelo de seriam os ovos de dinossauro. Crédito: Jaroslav Moravcik / Adobe Stock

Os pesquisadores chineses agora estão tentando determinar a qual espécie os ovos pertenciam, há 66 milhões de anos. A notável descoberta de um ninho de dinossauro ajudará os especialistas a entender melhor as criaturas pré-históricas antes de sua extinção. Um dia, o menino pode ter a satisfação de ver sua descoberta em exposição no museu local.

FONTES / Ancient Origens / The Sun

Uma versão desta matéria foi publicada em 2 de agosto de 2019.

Posts relacionados