5 frases de Charles Darwin que farão você pensar sobre a evolução

SoCientífica
Retrato de Charles Darwin, de Thomas Johnson.

Em seleção de frases realizada pela biógrafa de Charles Darwin, Janet Browne, podemos analisar a vida de um dos maiores cientistas da recente história humana. Janet, em Darwin por Darwin, faz um apanhado geral desde as primeiras obras de Darwin até suas últimas, criando uma linha do tempo que acaba mostrando como se culminou a teoria que revolucionou os tempos modernos, a Evolução através da Seleção Natural.

Para comemorar o lançamento da obra, que pode ser comprada clicando aqui, selecionamos 5 frases acerca da evolução das espécies que farão você pensar. Elas e muitas outras poderão ser encontradas no livro.

Acredito que os animais descenderam de no máximo quatro ou cinco progenitores, e as plantas, de um número igual ou menor. A analogia me levaria a dar mais um passo, a saber, à crença de que todos os animais e plantas descenderam de um protótipo único… provavelmente todos os seres orgânicos que jamais viveram nesta Terra descenderam de uma única forma primordial na qual a vida foi primeiro insuflada.

Origem das Espécies, 1859, 483-44

Quanto mais diversificados os descendentes de uma espécie se tornarem em estrutura, constituição e hábitos, na mesma medida eles estarão mais capacitados para aproveitar lugares numerosos e amplamente diversificados no estado de natureza, e assim mais capacitados para crescer em número.

Origem das Espécies, 1859, 112

Uma das características mais notáveis em nossas raças domésticas é que vemos nelas adaptações, não de fato ao próprio bem do animal ou planta, mas ao uso ou capricho do homem… a chave é o poder de seleção cumulativa do homem: a natureza dá sucessivas variações; o homem a soma em certas direções úteis para ele. Nesse sentido pode-se dizer que ele faz para si mesmo raças úteis.

Origem das Espécies, 1859, 29-30

A variabilidade é governada por muitas leis desconhecidas, em especial pela da correlação de crescimento. Alguma coisa pode ser atribuída À ação direta das condições de vida. Alguma coisa deve ser atribuída ao uso e desuso. O resultado final é assim tornando infinitamente complexo.

Origem das Espécies, 1859, 43

Nenhuma astrônomo, ao mostrar como os movimentos dos planetas se devem à gravidade, julga necessário dizer que a lei da gravidade foi concebida para que os planetas seguisse os cursos que seguem. Não posso acreditar que haja nem um pouco mais de interferência, pelo criador, na construção de cada espécie que no curso dos planetas.

Darwin para Charles Lyell, 1860
Compartilhar