Criatura que matou o gigante Megalodon pode ainda estar viva em nossos oceanos

Milena Elísios

Por milhares de anos os oceanos foram o lar de um terrível predador de 18 metros de comprimento que ficou conhecido como megalodon (Otodus megalodon), mas que, de repente, desapareceu.

Após novas analises, os pesquisadores agora estão propondo que essa enorme criatura marinha possa ter sido morta por ninguém menos que o grande tubarão branco moderno (Carcharodon carcharias).

Analisando todos os fósseis antigos do O. megalodon, os pesquisadores notaram que algumas das amostras que haviam sido identificadas foram incorretamente datadas. Após realizarem novas e extensas análises, eles calcularam que o desaparecimento do tubarão deve ter acontecido pelo menos um milhão de anos antes do que se pensava.

LEIA TAMBÉM: O tubarão mais temido de todos os tempos: o que levou à sua extinção

Megalodon
Mandíbulas do O. megalodon reconstruídas para exposição no National Aquarium, em Baltimore, Estados Unidos.

Acredita-se, segundo as evidências, que o O. megalodon tenha desaparecido há cerca de 2,6 milhões de anos, quando houve uma onda de extinções marinhas que mexeu no clima e biodiversidade da Terra, e que, ao que tudo indica, pode ter sido causada por uma grande supernova.

“A extinção do O. megalodon foi anteriormente considerada relacionada a essa extinção em massa marinha – mas, na realidade, agora sabemos que as duas não estão imediatamente ligadas”, explica Robert Boessenecker, paleontólogo de vertebrados do College of Charleston, no sul Carolina, e principal autor do estudo.

Com a nova linha do tempo, são necessárias novas explicações. Mas Boessenecker e sua equipe acreditam ter percebido um grande problema.

LEIA TAMBÉM: Descoberta uma nova espécie raríssima de tubarão capaz de brilhar no escuro

Eles argumentam que a evidência fóssil se alinha melhor com a ascensão do parente menor, mas ainda mais feroz que o megalodon, os grandes tubarões brancos.

Os tubarões brancos apareceram pela primeira vez na Terra há cerca de seis milhões de anos e, no início, ficaram apenas pelo Pacífico. Contudo, dois milhões de anos depois, acabaram se espalharam com sucesso por todo o mundo.

Ao se aventurarem pelos oceanos, os pesquisadores acreditam que os tubarões brancos podem ter infringido o território dos megalodontes, superando os mais jovens por comida. E, quando a competição ficou realmente acirrada, a luta pela sobrevivência foi maior. Quando as presas disponíveis começaram a diminuir em número, o grande tubarão branco parece ter se saído melhor.

FONTE / Science Alert / DOI: 10.7717/peerj.6088

Compartilhar