NaturezaGuardas florestais encontram uma cobra de três olhos na Austrália

Trata-se de uma condição extremamente rara.
Redação1 mês atrásOs guardas florestais encontraram este píton-tapete perto da pequena cidade australiana de Humpty Doo.(Imagem: © Comissão de Parques e Vida Selvagem do Território do Norte)
https://socientifica.com.br/wp-content/uploads/2019/09/Cobra-de-três-olhos.jpg

Uma Píton-tapete (Morelia spilota) de três olhos surpreendeu um grupo de guardas florestais na Austrália, o animal que possui uma condição extremamente rara foi encontrado por funcionários da Comissão de Parques e Vida Selvagem do Território do Norte da Austrália (NTPWC) no início de Maio desse ano.

LEIA TAMBÉM: Píton engole um enorme crocodilo australiano inteiro: confira as imagens

Intrigados, os guardas florestais fizeram uma radiografia da cobra. As imagens mostraram que o animal não tinha duas cabeças separadas forjadas juntas, como eles suspeitavam. “Pelo contrário, parecia ser um crânio com uma órbita ocular adicional e três olhos funcionais”, escreveu o NTPWC em um post no Facebook.

O olho da cobra provavelmente se desenvolveu cedo durante seu estágio embrionário de desenvolvimento.(Crédito da imagem: Comissão de Parques e Vida Selvagem do Território do Norte)

“Até hoje, eu nunca tinha visto uma cobra com três olhos”, disse David Penning, professor assistente de biologia da Missouri Southern State University, ao Live Science em um e-mail. “Vi cobras com duas cabeças e algumas deformidades faciais estranhas, mas nada como isso.”

LEIA TAMBÉM: Pequenas Mudanças no DNA Fizeram as Cobras Serem sem Pernas

É impressionante que essa cobra tenha visto a luz do dia. Às vezes, as mães-cobras comem ovos “ruins” depois de colocá-las, disse Penning. Além disso, cobras nascidas com deformidades, como problemas na coluna, geralmente morrem após alguns dias, disse ele.

Ainda mais surpreendente é que o olho parecia funcionar. “Deformidades raramente levam a funções operacionais normais”, acrescenta Penning. “Quando você pensa na complexidade envolvida no crânio e no tecido nervoso, há muito mais acontecendo aqui do que apenas um novo olho”. Por exemplo, é provável que esse terceiro olho precise de um terceiro nervo óptico, o que certamente complicaria o layout típico do cérebro, disse ele.

LEIA TAMBÉM: Rara cascavel de duas cabeças é resgatada por herpetologistas

Penning disse que viu cobras sobreviverem com apenas um olho, “então talvez dois olhos já estejam exagerando”, observou ele. Então, quando se trata de ter três olhos, “eu diria que é uma desvantagem porque custaria mais do que traria benefícios para ela”.

O animal morreu poucos dias após ser encontrado, com apenas dois meses de vida.

FONTE / Live Science