NaturezaUm observatório científico no fundo do oceano desapareceu misteriosamente

Redação3 meses atrás(Centro de Mergulho de Pesquisa do CAU)
https://socientifica.com.br/wp-content/uploads/2019/09/Observatório-desaparece-misteriosamente.jpg

No dia 21 de agosto o observatório Boknis Eck, uma estação de monitoramento ambiental no fundo do mar Báltico, na costa da Alemanha, simplesmente parou de funcionar.

Os cientistas acharam que havia apenas um problema com a transmissão dos dados, então foram checar, e se depararam com uma grande surpresa: um observatório de 740 kg tinha simplesmente desaparecido! Restando apenas um cabo.

LEIA TAMBÉM: Misterioso navio encontrado no Mar Báltico com armas prontas pra atirar

Segundo especialistas alemães, devido ao tamanho do observatório, é improvável que ele tenha sido removido por tempestades, correntes ou animais marinhos.

A estação que estava em uma zona restrita a cerca de 1,8 km da costa, em Kiel na Alemanha, era dividida em duas partes, havia a fonte de alimentação, conectada à terra pelo cabo, e o próprio observatório, contendo sensores para monitorar a temperatura, salinidade, oxigênio, correntes e concentrações de metano.

O quadro da fonte de alimentação. (Centro de Mergulho de Pesquisa do CAU)

LEIA TAMBÉM: Misterioso tubarão do mar profundo é capturado em filmagens incrivelmente raras

Especula-se que a estação tenha sido roubada por saqueadores que geralmente buscam por navios pré-militares naufragados – esse é um negócio muito lucrativo – eles provavelmente avistaram o observatório no fundo do mar e viram ali uma oportunidade lucrar.

É possível que estação de pesquisa seja reconstruída, mas a perda dos dados será irreparável, deixará uma uma grande lacuna para as pesquisas da região. Isso significa que até o observatório substituído aquela área não será observada, isso não significa apenas que haverá uma lacuna nos dados, mas se algo importante acontecer no ambiente submarino, agora não temos meios seguros de detectá-los ou observá-los.

LEIA TAMBÉM: Experimento no LHC descobre a verdadeira estrutura dos misteriosos pentaquarks

A polícia está investigando o roubo, e os pesquisadores estão planejando tentar colocar uma nova estação em operação novamente o mais rápido possível.

FONTE / Science Alert