Imagens incríveis do furacão Dorian foram capturadas da Estação Espacial

SoCientífica
Esta animação de fotos do astronauta da Agência Espacial Européia Luca Parmitano aproxima o olho do furacão Dorian, uma tempestade de categoria 5, vista da Estação Espacial Internacional no dia 1º de setembro de 2019.

O aterrorizante furacão Dorian foi “capturado” em imagens impressionantes pelo astronauta da Agência Espacial Européia, Luca Parmitano.

LEIA TAMBÉM: NOAA prevê até 8 furacões destrutivos para o litoral atlântico este ano

“Amplie a tempestade tropical Dorian”, escreveu Parmitano no Twitter no último domingo (1 de setembro), enquanto compartilhava as fotos da enorme tempestade de categoria 5.

Atualmente, o furacão está parado na ilha de Grand Bahama, no norte das Bahamas, onde os meteorologistas preveem que permanecerá por grande parte do dia, e depois, se as previsões estiverem corretas, viajará para o norte ao longo da costa da Flórida, chegando na Geórgia na próxima quinta-feira.

Furacão Dorian
Esta animação de fotos do astronauta da Agência Espacial Européia Luca Parmitano aproxima o olho do furacão Dorian, uma tempestade de categoria 5, vista da Estação Espacial Internacional no dia 1º de setembro de 2019.

No momento, o NHC está chamando Dorian de “extremamente perigoso”, devido aos fortes ventos que a classificaram como tempestade de categoria 5 e às fortes chuvas e tempestades que o furacão está causando.

LEIA TAMBÉM: NASA Lança oito pequenos satélites para melhorar as previsões de furacões

A ilha Grand Bahama pode ver ondas entre 5,5 a 7 metros acima dos níveis normais de maré causadas pela tempestade, de acordo com a previsão da NHC.

Quão forte pode um furacão ficar?

Quanto mais rápido os ventos do furacão poderiam soprar? Um furacão ganha força usando água morna como combustível. Com o aquecimento climático da Terra, os oceanos também podem ficar mais quentes. E, como alguns cientistas preveem, os furacões podem se tornar mais fortes. Particularmente, os pesquisadores descobriram que as tempestades mais fortes deveriam se tornar ainda mais intensas à medida que o planeta esquenta, informou a Live Science.

Até o final do século 21, o aquecimento global causado pelo homem provavelmente aumentará a intensidade dos furacões, em média, de 2 a 11 por cento, de acordo com uma revisão do Laboratório de Dinâmica de Fluidos Geofísicos da NOAA, revisada em 30 de agosto de 2017.

FONTE / LiveScience

Compartilhar