5 documentários sobre arte, história e ciência

Lisiane Pohlmann
Uma estrela conhecida como S0-2 fez sua maior aproximação ao Sagitário A *, o buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea, em 2018. (Imagem: Nicolle Fuller/National Science Foundation)

Que tal assistir séries documentais descontraindo e aprendendo ao mesmo tempo? A lista a seguir traz cinco (na verdade seis, já que tem um bônus) ótimas opções pra isso.

“O poder do mito”, do Joseph Campbell.

Documentário onde o mitólogo Joseph Campbell apresenta o papel do mito nas sociedades. Em mais de 20 obras publicadas sobre a importância dos mitos para a humanidade, Campbell influenciou escritores, diretores e filósofos, redesenhando o olhar dado à mitologia e à sua profunda influência na vida de todos, servindo como referência para obras como “Guerra nas Estrelas”, “Matrix” e “Harry Potter”.

Você pode assistir online aqui.

“Como a arte moldou o mundo”, do Nigel Spivey

Como a Arte Moldou o Mundo (How Art Made the World) é um documentário produzido pela BBC em 2005, dirigido pelo professor de Oxford Dr. Nigel Spivey que aborda o tema “arte” em cinco episódios.

No primeiro episódio, o documentário busca as origens da ânsia de se retratar o corpo humano, desde as primeiras Vênus paleolíticas, passando pelo Egito e Grécia antigos. No segundo são apresentadas as origens das primeiras imagens produzidas pelo ser humano, relatando a Caverna de Altamira e as pinturas do povo San. Já no terceiro episódio, tenta-se explicar como arte serviu, desde o primórdios, como um instrumento de persuação. Dario, o Grande, Alexandre Magno até os regimes totalitários, – todos fixzeram claros usos da arte nesse sentido. A arte de contar histórias através de imagens é o centro das atenções do penúltimo episódio da série. Gilgamesh e Assurbanípal são o ponto de partida. Por fim, o documentário se encerra com um quinto e último episódio sobre a representação da morte na história da arte. O povo moche, maias e etruscos servem de referência para tal.

Você pode assistir aos dois primeiros episódios aqui.

Armas, germes e aço, de Jared Diamond

Baseado no livro vencedor do Prêmio Pullitzer “Armas, Germes e Aço”, de Jared Diamond, o documentário traça a jornada da humanidade ao longo dos últimos 13.000 anos – desde os primórdios da agricultura no final da última Idade do Gelo até a realidade da vida no século XXI. Jared Diamond embarca numa jornada pelo mundo inteiro para compreender as raízes da desigualdade global. A pergunta inocente de um nativo da Papua Nova Guiné, em 1974, fez com que Diamond desenvolvesse toda a teoria que permeia seu premiado livro, sempre tentando solucionar o maior mistério da história da humanidade – por que algumas sociedades florescem mais do que as outras?”Armas, Germes e Aço” é uma emocionante viagem através das forças elementares que moldaram o nosso mundo – e que continuam a moldar o nosso futuro.

Você pode assistir aqui.

Cosmos, do Neil deGrasse Tyson

Cosmos: Uma Odisseia do Espaço-Tempo é uma série americana de documentário científico. É uma continuação da série de 1980, Cosmos, que foi apresentada por Carl Sagan. O apresentador da nova série é o físico Neil deGrasse Tyson. Os produtores executivos são Seth MacFarlane e Ann Druyan, viúva de Sagan.

Você pode assistir a versão original (1980) aqui.
E a versão com o Tyson aqui.

Dentro da mente de um criminoso, produção da Netflix

Por Dentro da Mente do Criminoso, série documental original Netflix, é o tipo de produção que nos deixa pensativos. Ao mostrar como funciona o esquema de pensamento de um serial killer, por exemplo, conseguimos enxergar um método na loucura, por mais que ela seja totalmente desconexa se vista de qualquer outro ângulo. Ao abordar como funciona o comportamento errático dessas pessoas, podemos entender até onde a maldade humana consegue chegar.

Você pode assistir no Netflix, aqui.

(BÔNUS) Série: Truques da mente

Esta série interativa usa jogos, ilusões e experimentos para mostrar como o cérebro interpreta a realidade e pode nos enganar com frequência.

Compartilhar