EspaçoSim, Plutão é um planeta, afirma chefe da NASA

Damares Alves3 semanas atrás5 min
https://socientifica.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Plutão-é-planeta-2.jpg

O administrador da NASA reacendeu o debate que vem sendo travado há muito tempo ao reafirmar sua crença de que Plutão deve ser classificado planeta.

Jim Bridenstine declarou em um trecho de uma entrevista gravada, mas não transmitida, que ele ainda está firmemente convencido de que planeta anão deveria ser classificado como um planeta legítimo.

LEIA TAMBÉM: Nova teoria de marés explica gêiseres em Encélado, lua de Saturno

O Sr. Bridenstine declarou em uma entrevista gravada, mas não transmitida, que ainda acredita firmemente que Plutão (foto) deve ser classificado como um planeta legítimo.

“Só para que saibam, na minha opinião, Plutão é um planeta”, disse ele durante uma visita ao Edifício de Ciências de Engenharia Aeroespacial da Universidade de Colorado.

Já faz 13 anos que Plutão foi classificado como um planeta anão.

Em 2006, a União Astronômica Internacional, um grupo global de especialistas em astronomia, estabeleceu que a definição de um planeta que exigia que ele “limpasse” sua órbita, ou seja, fosse a maior força gravitacional em sua órbita.

LEIA TAMBÉM: Massa misteriosa encontrada sob maior cratera do sistema solar, na Lua

A UAI usou isso para agitar o mundo planetário e remover Plutão das fileiras dos corpos de elite do sistema solar, reduzindo o número de planetas para apenas nove.

Como a gravidade de Netuno influencia seu planeta vizinho, Plutão que compartilha sua órbita com gases e objetos congelados no cinturão de Kuiper, isso significava que ele estava fora do status de planeta.

LEIA TAMBÉM: Outros planetas poderiam ter ainda mais vida do que a Terra, dizem cientistas

Mas apesar da decisão oficial muitos continuam defendendo vorazmente que Plutão deve ser considerado um planeta, o Sr. Bridenstein é um dos adeptos obstinados desta ideia de que o corpo celeste é bem mais que um planeta anão e o seu último comentário corrobora esta afirmação.

LEIA MAIS: NASA chief Jim Bridenstine says ‘Pluto is a planet’ and claims the distant world should not have been demoted as he reignites a decade-long row [Daily Mail]