Estranha criatura capturada por câmeras de uma plataforma de petróleo

Damares Alves
Imagem: Shell Oil Company

Uma estranha criatura aquática foi capturada pelas câmeras de uma plataforma de petróleo da Shell Oil Company. A criatura de longos tentáculos que mais parece uma estrutura alienígena, deixou muitas pessoas encantadas ou incrédulas.

O vídeo na verdade mostra uma lula bigfin (Magnapinna pacifica) que foi filmada em 2007 em um local de perfuração de uma propriedade da Shell Oil Company, no Golfo do México.

LEIA TAMBÉM: Essas pequenas criaturas produzem o som mais alto do oceano

Lulas bigfin são um grupo de cefalópodes raramente avistados. Até hoje se sabe muito pouco sobre o animal das profundezas que foi apelidado de lula de braços longos.

Os poucos conhecimentos que se tem acerca dessas estranhas criaturas vêm de pequenas larvas que foram catalogadas em 2006, pois os pesquisadores nunca conseguiram capturar um espécime na fase adulta.

LEIA TAMBÉM: Há uma criatura nos oceanos que aterroriza até mesmo os grandes tubarões brancos

Como é possível notar no vídeo, os adultos dessa espécie têm tentáculos e braços extremamente longos, de aproximadamente o mesmo comprimento. Os apêndices são mantidos perpendiculares ao corpo, dando a aparência de estranhos “cotovelos”. Estima-se que os tentáculos elásticos tenham de 15 a 20 vezes o comprimento do manto quando esticados, enquanto as estimativas baseadas em imagens de vídeo colocam o comprimento máximo total dessas criaturas em pelo menos 8 metros.

Além dos grandes apêndices, as barbatanas também são extremamente grandes.

LEIA TAMBÉM: Filhote de “lobo de estimação” de 14.300 anos preservado sob o permafrost siberiano

De acordo com Bruce Robison biólogo sênior do Monterey Bay Aquarium Research Institute (Mbari), os animais adultos podem usar seus braços e tentáculos como “dedos” para escavar o fundo do mar ou  para agarrar quaisquer organismos comestíveis enquanto eles flutuam nas água profundas do oceano.

Bibliografia:

O artigo científico “The Magnapinnidae, a newly discovered family of oceanic squid (Cephalopoda: Oegopsida)” foi publicado no periódico Tailor e Francis, você pode acessá-lo aqui.

O artigo científico “The squid family Magnapinnidae (Mollusca: Cephalopoda) in the Atlantic Ocean, with a description of a new species” foi publicado na Bio One, você pode acessá-lo aqui.