A chocante taxa de extinção de plantas na África do Sul

SoCientífica

Só nos últimos últimos três séculos, 79 plantas foram extintas em três dos hotspots mundiais de biodiversidade localizados na África do Sul.

Segundo um estudo publicado essa semana, isso representa 45,4% de todas as extinções de plantas conhecidas em 10 dos 36 hotspots de biodiversidade do mundo. Os hotspots de biodiversidade são áreas que abrigam um número excepcionalmente alto de espécies únicas, mas que ao mesmo tempo estão sob grave ameaça provocada por humanos.

LEIA TAMBÉM: A floresta fossilizada mais antiga do mundo foi descoberta na China

Uma equipe de pesquisadores, liderada pelo Prof. Jaco Le Roux e pela Dra. Heidi Hirsch, afiliada ao Centre for Invasion Biology (CIB) da Universidade de Stellenbosch (SU), analisou um conjunto abrangente de dados de 291 extinções de plantas desde 1700 em dez hotspots de biodiversidade e seis pontos frios, cobrindo cerca de 15% da superfície terrestre da terra.

Segundo os pesquisadores as principais causas de extinção na África do Sul foram a agricultura (49,4%), a urbanização (38%) e as espécies invasoras (22%).

Os resultados de suas análises mostram que, desde a década de 1990, as taxas de extinção de plantas nos últimos 300 anos parecem ter se estabilizado em cerca de 1 extinção por ano. No seu auge, no entanto, foi pelo menos 350 vezes maior do que as taxas de fundo históricas durante os tempos pré-humanos.