Cinegrafistas gravam misterioso grupo gigante de arraias ‘voando’

SoCientífica

Arraias são um dos animais marinhos mais surpreendentes encontrados. Podem variar de tamanho e são notavelmente inteligentes. Porém, cinegrafistas da National Geographic capturaram em vídeo um fenômeno curioso desses animais: elas podem “voar”.

Apesar de ser um feito incrível sair do mar e voar na superfície (cerca de 2 metros de altura, após o salto), a razão exata para este comportamento é desconhecida.

Algumas das teorias mais aceitas são que as raias usam esta ação para ajudar na alimentação, cortejo, se livrando de parasitas, ou mesmo como um meio de comunicação.

No vídeo abaixo, os cinegrafistas da National Geographic gravaram dezenas de milhares de raias mobula ao largo da costa da Califórnia, Estados Unidos.

“Embora o comportamento de salto possa ocorrer durante eventos de alimentação ou cortejo, acreditamos que o propósito mais provável do comportamento de salto é a comunicação, que pode ter uma variedade de aplicações em diferentes cenários comportamentais”, disse Joshua Stewart, do Gulf of California Marine Program no Scripps Institution of Oceanography, à BBC.

O mistério dessas criaturas é um pouco mais profundo do que apenas seu comportamento de voo. Sabemos que elas se alimentam de pequenas criaturas marinhas, como plâncton e peixes, e sabemos que elas dão à luz apenas a uma cria.

“Acreditamos que elas estão saltando para informar outras arraias na área que o alimento está disponível, e usando o salto como uma espécie de sinal para agregar.”

LEIA TAMBÉM: O primeiro peixe a caminhar pode nunca ter deixado os oceanos

Infelizmente, elas estão em perigo de extinção, mas devido à sua natureza bastante inquieta, não sabemos muito sobre as suas vidas no mar.

FONTES / Futurism / National Geographic

Compartilhar