Saúde & Bem-EstarVocê não está saudável se sua mente não está bem

Wesley O. de Paula2 meses atrás
https://socientifica.com.br/wp-content/uploads/2019/08/mente.jpeg

Ainda hoje, depois do avanço da psicologia, a saúde mental é banalizada. Os que sofrem com esse tipo de problema são deixados de lado pelo governo e recebem duras críticas da sociedade — sociedade essa que tem se tornado cada vez mais propícia a ter problemas psicológicos.

De certa forma, os cuidados psicológicos sempre foram elitistas. Frases como: “pobre não tem tempo para ter depressão” reforçam como, apesar dos avanços, a psicologia ainda esbarra em desconhecimento público.

O que é a saúde mental

A definição da saúde mental, assim como o conceito de saúde em geral, é complexa. Uma frase pode ajudar a definição: “ Sair do estado de angústia para se preparar para o próximo”. Ou ainda a famosa frase “A saúde é a vida no silêncio dos órgãos”, do cirurgião René Leriche.

De todo modo, temos a definição aceita na comunidade como o bem estar biopsicossocial.

A luta contra a desinformação

Um dos grandes problemas que a psicologia enfrenta é a falta de exatidão, em outras palavras, é difícil fazer com que as coisas sejam mensuráveis, o que abre espaço para a desconfiança dos que não conhecem o método científico. Não é a toa que a psicologia seja uma das áreas que mais é bombardeada com pseudociências, algumas delas até possuem espaço no meio acadêmico (alô psicanálise).

O esteriótipo do louco também é um fantasma desde o começo, muitas vezes, pela forma como lhes é ensinado, o profissional acaba por ter esse esteriótipo, limitando sua visão e ação. Em momentos da história da psicologia, Philippe Pinel chegou a considerar problemas psiquiátricos como problemas de expectro moral.

Amadurecimento do estudo

Pinel, apesar do equívoco, foi o essencial para dar início ao método de estudo da psicologia. Hoje a psicologia flerta com a biologia e graças a tal relação, sabemos que problemas psicológicos não deixam de ser doenças físicas, já que, de uma forma ou outra afetarão todo um sistema ligado.

FONTES / Scielo / World Health Organization / Deviant

Originalmente publicado no Medium.

Posts relacionados