Um dos maiores mistérios do sol acaba de ser resolvido: entenda

SoCientífica

O aumento e o desaparecimento das manchas solares fazem parte do ciclo natural do Sol, mas os astrônomos ainda não entendem completamente esse fenômeno.

Uma nova pesquisa revelou que determinados eventos “exterminadores” são o que trazem os ciclos de manchas solares ao fim, e isso significa que poderíamos melhorar em predizê-los.

Os cientistas explicam que os ciclos solares morrem repentinamente, potencialmente causando tsunamis de plasma que percorrem o interior do Sol e desencadeiam o nascimento do próximo ciclo de manchas solares apenas algumas semanas depois.

As novas descobertas fornecem uma visão do misterioso tempo dos ciclos de manchas solares, que são marcados pelo aumento e diminuição da atividade das manchas solares na superfície solar.

Embora os pesquisadores saibam há muito tempo que esses ciclos duram aproximadamente 11 anos, prever quando um ciclo termina e o próximo começa tem sido difícil de definir com precisão. A nova pesquisa poderia mudar isso.

Essas descobertas são baseadas em quase 140 anos de observações solares e incluem gravações cuidadosas de pontos brilhantes coronais (breves lampejos de luz ultravioleta extrema) que acontecem durante períodos de relativa calma no Sol.

SolarTsunami
Esta visualização de uma simulação de modelo de computador mostra um tsunami solar, que é iniciado no equador. Conforme o tsunami viaja em direção aos pólos, ele impulsiona os campos magnéticos toroidais (linhas brancas) viajando mais profundamente no interior solar. Quando essas bandas são levantadas para a superfície, elas surgem como manchas solares na superfície solar. (© UCAR. Visualização: Mausumi Dikpati, NCAR. Esta animação está disponível gratuitamente para mídia e uso sem fins lucrativos.)

Os ciclos de manchas solares nascem após o mínimo solar, um período em que a face do Sol está quieta. À medida que o ciclo continua, mais e mais manchas solares emergem, primeiro aparecendo a cerca de 35 graus de latitude em ambos os hemisférios e marchando lentamente em direção ao equador por dez anos até que desapareçam novamente no próximo mínimo solar. O ponto médio aproximado desta progressão é o máximo solar, quando as manchas solares são as mais abundantes.

Max Min
Imagens do Sol do Observatório Solar Dynamics da NASA. A imagem da esquerda foi tirada no mês passado durante o atual mínimo solar. A imagem à direita foi tirada em abril de 2014 durante o último máximo solar. (Imagens: NASA)

Os pontos brilhantes coronais também viajam de latitudes mais altas em direção ao equador, embora a jornada demore mais. Em certos pontos eles se sobrepõem às manchas solares, e os pesquisadores acham que esses pontos brilhantes são marcadores do movimento do campo magnético toroidal. Esses campos envolvem o Sol como faixas de borradas e também migram em direção ao equador.

Quando os campos magnéticos sobem à superfície do Sol, surgem manchas solares que se juntam aos pontos brilhantes coronais, propõem os cientistas. Conforme os pontos se movem, eles acumulam plasma atrás deles. Quando uma onda de um campo magnético toroidal atinge outro que viaja na direção oposta no equador, esse plasma é liberado.

O lançamento é bastante dramático – a pesquisa sugere que um “tsunami solar” de plasma é liberado, retornando do equador a cerca de 300 metros (ou 984 pés) por segundo. Essa onda logo encontra outro campo magnético toroidal vindo para o outro lado, fazendo com que ele se mova para cima e forme manchas solares, e o ciclo recomeça.

Esta ainda é uma hipótese por enquanto, mas é baseada em muitos dados acumulados e em algumas suposições muito educadas. Com o ciclo solar atual, devido ao fim e início de novo dentro do próximo ano, os cientistas estarão observando para ver se seus modelos e previsões estão corretas.

A pesquisa é uma prova de como múltiplas observações e múltiplos fluxos de dados podem desbloquear descobertas científicas que de outra forma se revelariam mais difíceis de descobrir.

“Conseguimos identificar esses exterminadores examinando dados de toda uma gama de diferentes medidas de atividade solar – campos magnéticos, irradiância espectral, fluxo de rádio – além dos pontos brilhantes”, diz o astrônomo Bob Leamon, da Universidade de Maryland.

“Os resultados demonstram que você realmente precisa ser capaz de recuar e usar todos os dados disponíveis para avaliar como as coisas funcionam – não apenas uma espaçonave ou uma observação ou um modelo.”

A pesquisa foi publicada em Solar PhysicsScientific Reports.

Compartilhar