Vídeo mostra membro de tribo isolada na Amazônia ‘mais ameaçada do mundo’

SoCientífica
Imagem: Mídia Índia

Em um vídeo recente, um membro de uma tribo amazônica manuseia um facão, olha para a câmera e depois desaparece na floresta. Acredita-se que o homem filmado seja um membro da tribo Awá, uma tribo isolada que é ameaçada por madeireiros, outros indivíduos e organizações com interesses comerciais nas florestas.

O vídeo foi gravado no estado do Maranhão, pela tribo vizinha Guajajara. Os Guajajara fazem parte de um grupo maior de nativos chamados “Guardiões da Amazônia”. Eles estão tentando defender seus lares já incrivelmente desmatados, bem como os povos indígenas que vivem por ali.

“Esperamos que este vídeo possa gerar algo positivo”, disse Flay Guajajara, membro da tribo que filmou e encaminhou o vídeo para uma organização indígena de produção de filmes chamada Mídia Índia. “Esperamos que ele tenha um impacto em todo o mundo para ajudar a proteger nosso povo e nossa floresta”, acrescentou.

Embora a maioria dos Awá tenha sido contatada por pessoas de fora, há alguns membros da tribo, incluindo o homem (no vídeo), que nunca teria tido contato com outros seres humanos externos.

Veja o vídeo do homem abaixo.

Os Awá dependem de árvores para alimentação, nozes e frutas, assim como de medicamentos e insumos, como a resina da árvore Maçaranduba. A Survival International chama os Awá de “a tribo mais ameaçada do mundo” e diz que tem sido frequentemente ameaçada e seus membros mortos por madeireiros. O ambiente florestal é absolutamente vital para a sobrevivência desses caçadores-coletores.

Desde que Jair Bolsonaro assumiu o cargo de presidente do Brasil em janeiro passado, ele é acusado de ideologias anti-ambientais prejudiciais à Amazônia e ao seu povo, beneficiando madeireiros, garimpeiros e agricultores.

FONTES / TrustMyScience

Compartilhar