Os tesouros descobertos na cidade submersa de Heracleion

SoCientífica
Explorador subaquático ao lado da coluna de um templo afundado. Crédito de imagem: Christoph Gerigk

Há pouco tempo arqueólogos relataram ter descoberto as ruínas submersas de um antigo templo na cidade afundada de Heracleion, não muito longe de Alexandria. A cidade de Heracleion é referida por muitos como a Atlântida do Egito. Descoberta em 1999, acredita-se que a cidade antiga tenha afundado cerca de 1.200 anos atrás.

Desde a sua descoberta, a cidade deu muito o que falar, e numerosas descobertas foram feitas, ajudando-nos a entender que ela era uma cidade importante na antiguidade. Entre as descobertas mais incríveis feitas pelo arqueólogo subaquático estava um navio mencionado por Heródoto, há mais de 2.400 anos.

O navio, identificado como um antigo egípcio Baris era imaginado ser um mito. No entanto, os exploradores subaquáticos descobriram os restos afundados do navio, provando que as histórias escritas milhares de anos atrás não eram mitos, mas sim descrições históricas precisas.

A última descoberta feita por mergulhadores egípcios e europeus é igualmente impressionante. Foi revelado que os pesquisadores encontraram as antigas ruínas de um templo grego, bem como numerosos naufrágios cheios de tesouros.

Graças a sofisticados dispositivos de digitalização, os pesquisadores foram capazes de identificar uma nova parte do templo principal da cidade, que foi completamente destruída quando a cidade antiga foi devorada pelo mar.

Os arqueólogos subaquáticos encontraram os restos de um templo grego, completo com colunas antigas, bem como fragmentos de cerâmica que são datadas dos séculos III e IV AEC. O templo “completamente destruído” estava localizado dentro do canal sul da cidade, como explicado por Franck Goddio, chefe da Missão Arqueológica Egípcio-Europeia do Instituto Europeu de Arqueologia Marinha.

Entre os tesouros descobertos por especialistas estavam moedas de bronze que foram rastreadas até o reinado do rei Ptolomeu II, que governou o Egito de 283 AEC a 246 AEC.

Os pesquisadores também descobriram numerosos edifícios previamente desconhecidos, expandindo com sucesso os limites da cidade por um quilômetro.

À medida que exploravam a cidade, descobriram mais artefatos. Alguns deles datam do era ptolomaica, e para o tempo do Grande Império Bizantino, cerca de 330 EC.

A expedição também analisou alguns dos naufrágios no local. Descobriram moedas e jóias que datam do século IV a.C., dentro de um navio agora completamente escavado.

A antiga cidade revelada por Franck Goddio há mais de 12 anos é o lar de inúmeros tesouros antigos. Entre eles, Heracleion é o lar do templo onde se pensa que a Rainha Cleópatra foi inaugurada.

Os numerosos artefatos arquitetônicos de areia descobertos sob a superfície apontam para o fato de que a cidade era um centro de comércio extremamente importante no Mar Mediterrâneo, antes de ser engolida pelo oceano no que é hoje a Baía de Aboukir.

Uma versão deste artigo foi publicada anteriormente em Julho de 2019.

Compartilhar