História & HumanidadeMisterioso navio encontrado no Mar Báltico com armas prontas pra atirar

Redação5 meses atrásCrédito da imagem: Deep Sea Productions/MMT via LiveScience
https://socientifica.com.br/wp-content/uploads/2019/07/naufrágio-no-mar-baltico-1280x720.jpg

Um navio naufragado antigo incrivelmente bem preservado foi descoberto no Mar Báltico. E, embora provavelmente remonte a 500 ou 600 anos atrás, “é quase como se tivesse naufragado ontem”, disse em comunicado Rodrigo Pacheco-Ruiz, arqueólogo marítimo com os especialistas em pesquisa MMT.

O navio foi descoberto pela primeira vez em 2009 pela Administração Marítima Sueca através de um sonar – que utiliza ondas sonoras para detectar objetos.

Mas Pacheco-Ruiz e sua equipe, em colaboração com o Centro de Arqueologia Marítima da Universidade de Southampton, na Inglaterra, lideraram recentemente um levantamento arqueológico dos destroços usando robôs submarinos.

A pesquisa revelou que o navio provavelmente data do século XV ao início do século XVI. Embora pareça despedaçado, ele ainda está praticamente intacto. Os mastros do navio ainda estavam no lugar e o casco está completo. No convés principal, encostados ao mastro principal, os cientistas encontraram um pequeno barco que foi provavelmente usado para transportar a tripulação. Eles também encontraram armas de artilharia no convés principal, algumas ainda bem arrumadas nos portos de armas. Duas armas de artilharia ainda estavam apontadas na posição de disparo, informou o The Independent.

“Este navio é contemporâneo dos tempos de Cristóvão Colombo e Leonardo Da Vinci, mas demonstra um notável nível de preservação após quinhentos anos no fundo do mar”, disse Pacheco-Ruiz. Está muito bem preservado devido às águas frias e ligeiramente salgadas do Mar Báltico, acrescentou.

FONTE / LiveScience

Posts relacionados