Mais de 28.000 espécies estão agora oficialmente ameaçadas, mas é apenas o começo

The Conversation
(Arnaud Brival)

Mais de 28.000 espécies em todo o mundo estão ameaçadas, de acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, compilada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). 

A lista, atualizada na noite de quinta-feira, avaliou o risco de extinção de quase 106 mil espécies e descobriu que mais de um quarto está com problemas.

Embora estimativas recentes apontem para um milhão de espécies que enfrentam a extinção, elas foram baseadas em aproximações, enquanto a IUCN usa critérios rigorosos para avaliar cada espécie, criando o guia padrão mundial para o risco de extinção da biodiversidade.

Nesta atualização, 105.732 espécies foram classificadas de menos preocupantes (pouco ou nenhum risco de extinção), para criticamente ameaçadas (um risco extremamente alto de extinção) e extintas (o último indivíduo de uma espécie expirou).

Esta atualização da Lista Vermelha não traz muitas boas notícias. Eleva o número total de espécies ameaçadas para 28.338 (ou 27 por cento dos avaliados) e registra a extinção de 873 espécies desde o ano de 1500.

Esses números parecem pequenos quando se pensa em cerca de 1 milhão de espécies em risco de extinção, mas apenas cerca de 1% dos animais, fungos e plantas do mundo foram formalmente avaliados na Lista Vermelha da IUCN. Quanto mais espécies forem avaliadas, mais o número de espécies ameaçadas, sem dúvida, crescerá.

Mais de 7.000 espécies de todo o mundo foram adicionadas à Lista Vermelha nesta atualização. Isso inclui 501 espécies australianas, variando de libélulas a peixes.

enguia-curta (Anguilla australis) foi avaliada como quase ameaçada devido à má gestão da água e do rio, desmatamento, escassez de nutrientes e secas recorrentes.

Vinte libélulas australianas também foram avaliadas pela primeira vez, incluindo cinco espécies com faixas restritas sob ameaça de perda de habitat e degradação. A expansão urbana e de mineração representa sérias ameaças à asa-delta ocidental ( Lathrocordulia metallica ), que só é encontrada na Austrália Ocidental.

Eu coordeno as avaliações de lista vermelha de tubarões e raios para a IUCN. Particularmente preocupante nesta atualização é a situação de alguns peixes únicos e estranhos: peixes-espada e violões gigantes, conhecidos coletivamente como “rinocerontes”.

Este grupo semelhante a tubarões, que vão desde a Austrália até o Atlântico Leste, estão perigosamente perto da extinção. Todos os seis gigantes peixes violão e nove dos 10 tipos de peixes estão criticamente em perigo.

Embora as populações de peixes rinocerontes estejam se saindo comparativamente bem na Austrália, esse não é o caso em toda a extensão do Indo-Pacífico e, em alguns casos, nas faixas do Atlântico Leste, onde estão sujeitas a exploração intensa e muitas vezes não regulamentada.

A situação dos  violões gigantes é impulsionada pela pesca excessiva de carne e suas valiosas barbatanas. Sua carne é frequentemente consumida ou comercializada localmente e, juntamente com outros tubarões, raias e peixes ósseos, são uma parte importante dos meios de subsistência costeira e da segurança alimentar em países tropicais.

Suas barbatanas são comercializadas internacionalmente para atender à demanda por sopa de barbatana de tubarão. As “barbatanas brancas” dos rinocerontes são altamente valorizadas no comércio e podem chegar a US $ 1.000 por quilo.

Essa exploração de uma parte do corpo de alto valor, mas pequena, coloca os rinocerontes na companhia dos rinocerontes terrestres em um pouco mais que apenas o nome.

Duas espécies em particular podem estar muito perto da extinção. O peixe-palhaço ( Rhynchobatus cooki ) do Arquipélago Indo-Malaio foi visto apenas uma vez em mais de 20 anos – quando um pesquisador local fotografou um espécime morto em um mercado de peixe de Cingapura.

Extinto 1
Wedgefish de Bottlenose no mercado de peixes de Kota Kinabalu em Malásia. (Peter Kyne)

O false shark ray (Rhynchorhina mauritaniensis) é conhecido de um único local na Mauritânia, na África Ocidental, e não houve avistamentos recentes. É provável que o aumento da pesca tenha cobrado um preço alto; o número de pequenos barcos de pesca na Mauritânia aumentou de 125 em 1950 para quase 4 mil em 2005.

Este nível crescente de esforço de pesca é espelhado nas nações tropicais do Pacífico Indo-Ocidental, onde a maioria dos rinocerontes são encontrados.

A conservação eficaz dos rinocerontes exigirá um conjunto de medidas que funcionam em conjunto: proteção nacional das espécies, gestão do habitat, redução das capturas acessórias e restrições ao comércio internacional. Estas não são soluções rápidas e fáceis: tudo dependerá da aplicação e conformidade eficaz.

Os desafios de salvar os rinocerontes ilustram a tarefa maior e gigantesca de enfrentar nossa atual crise de extinção. Mas o custo da inação é ainda maior: perda precipitada de biodiversidade e, eventualmente, o colapso dos ecossistemas dos quais dependemos.

Este artigo foi co-escrito por Caroline Pollock, Oficial de Programa da Unidade da Lista Vermelha da IUCN. A conversa

Peter Kyne, pesquisador sênior em biologia da conservação, Charles Darwin University.

Este artigo foi republicado do The Conversation sob uma licença Creative Commons.

Compartilhar