Esta imagem não foi editada, o estranho pôr do sol é real: confira o vídeo

Damares Alves

Um estranho pôr do sol recentemente impressionou os usuários da web. Um efeito óptico incomum fez o pôr do sol se assemelhar a uma tela dividida mostrando dois céus diferentes lado a lado.

O usuário Uma Gopalakrishnan capturou a foto em Charlotte, Carolina do Norte, no dia 13 de julho, às 8h55, horário local, compartilhando fotos e vídeos inalterados no Instagram e no Twitter.

LEIA TAMBÉM: Vídeo mostra momento em que estação espacial chinesa queima na atmosfera da terra: confira.

O efeito óptico que corta o céu ao meio é causado por um fenômeno chamado sombreamento. Acontece quando a sombra de uma grande nuvem abaixo do horizonte impede que a luz solar direta atinja outras nuvens mais próximas dos observadores no solo. Este bloco cria a divisão vertical dividindo o céu em dois.

À direita, o pôr-do-sol tem uma cor avermelhada, já que a luz que viaja do Sol baixo tem que viajar ainda mais pela atmosfera, então a luz do extremo azul do espectro está mais dispersa e parece vermelha para nós.

Na parte esquerda da tela, uma grande nuvem está projetando uma sombra entre o Sol e as nuvens mais baixas, impedindo que a luz solar direta atinja as nuvens, apenas a luz azul as alcança.

LEIA TAMBÉM: Asteroide não atingirá a Terra este ano, afirmam astrônomos.

Quando o pôr do sol notável emergiu, Gopalakrishnan estava em casa, percorrendo o Instagram e observando histórias sobre outro fenômeno cósmico inspirador: Manhattanhenge. (Durante este evento duas vezes por ano em Nova York, o sol se põe no horizonte, permanecendo perfeitamente alinhado no centro das ruas que vão de leste a oeste.)

De seu assento no sofá, antes de tirar suas fotos, Gopalakrishnan viu o que parecia ser um pôr do sol normal. Mas quando ela se inclinou para trás, notou que apenas metade do céu estava iluminado.

Ela também compartilhou um vídeo do fenômeno que é conhecido como “pôr do sol rachado” em suas redes sociais:

https://www.instagram.com/p/B0MRhfHAr9j/

O escritor de ciência Joe Hanson twittou uma explicação visual bem simples para o fenômeno em 16 de julho, usando apenas emojis. Seu diagrama traça camadas de nuvens, mostrando como uma grande nuvem pode bloquear parcialmente o sol e lançar uma sombra sobre as nuvens mais próximas dos espectadores.

O sol poente é ainda mais intenso em uma segunda foto que Gopalakrishnan tirou alguns minutos depois, à noite: na imagem, a parte esquerda do céu escureceu até um roxo profundo, e as cores vibrantes do pôr-do-sol brilham à direita.

WhatsApp Image 2019 07 21 at 17.25.08
(Uma Gopalakrishna)

FONTES / LiveScience / NOAA / Associação Universitária de Pesquisa Espacial.

Compartilhar