A árvore mais remota do mundo foi morta por um motorista bêbado

SoCientífica

A árvore de Ténéré foi um ponto de referência vital para a navegação no coração do Saara. E, por cerca de 300 anos, ela foi considerada a árvore mais remota do mundo. A acácia era a única árvore em em centenas de quilômetros no deserto do Saara, e foi usada como um marco pelos viajantes e caravanas que passavam pelo terreno hostil.

A árvore brotou quando o deserto era um lugar um pouco mais hospitaleiro, e durante anos foi o único testemunho de um Sahara outrora verdejante.

Na década de 1930, a árvore foi apresentada em mapas oficiais para ativistas militares europeus, e um etnólogo francês Henri Lhote chamou-a de “uma acácia com um tronco degenerativo, doente ou doente em aspecto”. Mas ele também observou que “no entanto, a árvore tem folhas verdes e algumas flores amarelas”. A árvore rústica alcançou suas raízes a mais de 30 metros de profundidade para beber do lençol freático.

Mas então, em 1973, a sobrevivente centenária encontrou seu adversário. Um homem atropelou a árvore com o seu caminhão. O motorista líbio estava “seguindo uma estrada que traçava a antiga rota da caravana, colidiu com a árvore, quebrando seu tronco”, relata TreeHugger.

O nome do motorista nunca veio à tona, mas há muitos rumores de que ele estava bêbado no momento em que bateu no único obstáculo por quilômetros – a árvore.

Hoje, o tronco seco da árvore repousa no Museu Nacional do Níger, e uma escultura de metal esguia foi erguida no lugar onde outrora se encontrava.

Compartilhar