Mistérios de um antigo cofre subterrâneo na Rússia são finalmente revelados

Damares Alves

Uma misteriosa estrutura escondida no subterrâneo de uma antiga fortaleza em Derbent, na Rússia, teve seu conteúdo finalmente revelado.

Os pesquisadores usaram uma tecnologia da física nuclear conhecida como radiografia de múons. Ela funciona rastreando as partículas subatômicas carregadas de múons, geradas quando os raios cósmicos interagem com a atmosfera da Terra.

À medida que passam pelo espaço, as placas de emulsão nuclear são usadas como detectores para “capturar” as partículas e desenvolver uma imagem de onde os múons passaram e onde foram absorvidos ou desviados. (Este mesmo método foi usado em pirâmides no Egito antes.)

Graças a radiografia de múons, a equipe de cientistas chegou a conclusão de que a enorme estrutura foi provavelmente uma igreja.

LEIA TAMBÉM: Carta cristã mais antiga do mundo encontrada em papiro egípcio do século III.

Mas não para por aí, essa descoberta pode ter revelado a igreja mais antiga da Rússia, datada de cerca de 300 dC.

Os cientistas não podem escavar o que está sob a fortaleza de Naryn-Kala  pois ele é um patrimônio cultural da UNESCO (apenas um pequeno fragmento de sua cúpula está acima do solo). Então vez disso, eles baixaram os detectores para as profundezas da estrutura e passaram quatro meses examinando as dimensões internas do lugar.

cofre 1
Essa é uma representação de como seria a estrutura. (NUST MISIS)

É provável  que o prédio tenha sido enterrado pelo Império Persa Sasaniano depois que assumiu o controle de Derbent por volta de 700 dC. A área é parte de uma rota comercial crucial entre a Europa e o Oriente Médio e sempre foi estrategicamente importante.

Agora, os pesquisadores querem fazer mais exames para produzir uma imagem em tamanho real do que está enterrado sob o solo na fortaleza de Naryn-Kala.

A pesquisa foi publicada em  Applied Sciences.

Compartilhar