Lagarto de língua azul já nasce inteligente, segundo pesquisa

SoCientífica

Segundo pesquisa, o filhote de lagarto de língua azul australiano, nome científico Tiliqua scincoides, é tão esperto quanto o adulto da mesma espécie.

A pesquisa revela que, assim que nascem, os filhotes ficam por conta própria, sobrevivendo sem o apoio e a proteção dos pais.

Os adultos da espécie podem crescer até 600 milímetros de comprimento e usufruir dos benefícios das escamas grossas e de uma mordida poderosa, mas os jovens são muito mais pequenos e, portanto, mais vulneráveis à predação. Isso significa que eles precisam usar a inteligência para sobreviver.

LEIA TAMBÉM: Um lagarto de quatro olhos caminhou pela Terra há 49 milhões de anos

Para estabelecer o quão inteligente é o filhote de lagarto de língua azul, foi necessário uma dúzia de adultos da espécie, todos com mais de dois anos de idade e 16 jovens nascidos em cativeiro, todos com idades entre os 23 e os 56 dias.

Os pesquisadores Birgit Szabo e Martin Whiting, da Universidade Macquarie da Austrália, com colegas, colocaram os lagartos adultos e jovens selvagens em uma série de tarefas destinadas a testar suas habilidades cognitivas.

“Em todos os testes, os jovens lagartos se apresentaram tão bem quanto os adultos. Isso indica que os jovens aprendem no nível adulto desde muito cedo,” disse Szabo.

O estudo, publicado na revista Animal Behavior, é o primeiro a comparar diretamente a aprendizagem flexível de adultos e jovens em uma espécie de réptil.

FONTE / Macquaire University

LEIA TAMBÉM: Mineiros em busca de pedras preciosas encontram antigo monstro marinho

Compartilhar