Descobertos barcos e esqueletos vikings fantasticamente preservados na Suécia

SoCientífica

Arqueólogos descobriram dois barcos funerários vikings em Uppsala, na Suécia – um dos quais foi excepcionalmente preservado e preservados os restos mortais de um cão, um homem e um cavalo.

Os Vikings enviaram um punhado de suas elites poderosas para a vida após a morte em barcos carregados de animais sacrificados, armas e tesouros; a prática funerária remonta à Idade do Ferro (550 a 800 AEC), mas foi usada durante toda a idade Viking (800 a 1050 EC).

Estas sepulturas ricamente designadas foram descobertas em toda a Escandinávia. As elites que recebiam tão elaborados funerais também eram frequentemente enterradas com animais, como garanhões.

Os restos mortais do cão e do cavalo foram aninhados na proa do barco bem conservado, enquanto os restos mortais do homem foram encontrados na popa.

Não se sabe muito sobre o homem, ainda, mas a análise do esqueleto revelará quantos anos ele tinha, quão alto ele era e se tinha alguma lesão ou doença. É possível identificar, onde o homem cresceu e onde ele viveu a maior parte de sua vida.

Quanto aos animais enterrados com ele, eles poderiam ter sido sacrificados para ajudar a pessoa morta do “outro lado”, mas também poderiam estar lá para mostrar o status e a posição do homem. É comum encontrar cavalos e cães em tais enterros, mas também grandes pássaros como os falcões.

Arqueólogos também encontraram outros itens no barco, como espada, lança, escudo, pente ornamentado e sobras de madeira e pregos de ferro que provavelmente foram usados em sua construção.

O outro barco estava muito danificado, provavelmente porque uma adega medieval do século XVI foi construída em cima dele, de acordo com os pesquisadores. Alguns ossos de humanos e de animais ainda estavam preservados no navio danificado, mas parecem ter sido movimentados, dificultando a tarefa dos arqueólogos de falar muito sobre eles.

Arqueólogos descobriram os navios, o poço e a adega depois que um terreno fora de Uppsala foi demarcado para se tornar um novo edifício para o vicariato da paróquia de Gamla Uppsala. Eles escavaram os barcos no mês passado e alguns dos achados serão exibidos no museu Gamla Uppsala e no Museu de História Sueca, em Estocolmo.

FONTE: Fantastically Preserved Viking Boat Grave and Skeletons Unearthed in Sweden [LiveScience]

Compartilhar