Para estabelecer uma linha de base para o perfil genético local, os pesquisadores também sequenciaram os genomas dos restos de três canaanitas que haviam sido enterrados em Ashkelon durante a Idade do Bronze, antes da suposta chegada dos filisteus. A equipe também conseguiu extrair DNA dos restos mortais de quatro bebês que haviam sido encontrados anteriormente em casas dos filisteus durante escavações entre 1997 e 2013. Essas crianças foram enterradas na Idade do Ferro, no século XII ou XI, logo após os filisteus supostamente terem chegado na região.

LEIA TAMBÉM: As consequências de uma reforma religiosa que serviu de base para o mundo secular e intelectual moderno.

Os resultados mostraram que os quatro bebês da Idade do Ferro apresentavam algumas assinaturas genéticas que se comparavam àquelas observadas em populações da Idade do Ferro da Grécia, Espanha e Sardenha. “Houve algum fluxo gênico, não estava lá antes”, diz Feldman.

Os pesquisadores interpretaram esses resultados como evidências de que a migração de fato ocorreu no final da Idade do Bronze ou durante a Idade do Ferro. Se isso for verdade, os bebês podem ter sido os netos ou bisnetos dos primeiros filisteus a chegarem a Canaã.

Curiosamente, o DNA deles já tinha uma mistura de assinaturas locais e do sul da Europa, sugerindo que, em poucas gerações, os filisteus já estavam se casando com a população local. De fato, as assinaturas europeias não eram detectáveis ​​nos indivíduos enterrados alguns séculos depois no cemitério filisteu. Geneticamente, até então os filisteus pareciam cananeus. Esse fato, por si só, oferece informações adicionais sobre a cultura filistéia. “Quando eles vieram, eles não tinham nenhum tipo de tabu ou proibição de se casarem com outros grupos ao redor deles”, diz o Professor. Além disso, parece que outros grupos categoricamente também não tinham esse tabu sobre eles. “Uma das coisas que eu acho que mostra é que o mundo era realmente complicado, quer falemos de genética ou identidade, língua ou cultura.

205016
Escavação do cemitério filisteu em Ashkelon. (Melissa Aja / Cortesia Leon Levy Expedition para Ashkelon)

Cline adverte que é sempre melhor ter cuidado ao conectar novos dados genéticos a culturas e eventos históricos, e os pesquisadores reconhecem que, se tivessem olhado apenas para o DNA do cemitério filisteu, poderiam ter inventado uma história totalmente diferente sobre o identidade dos filisteus.

LEIA TAMBÉM: A ética aristotélica como alcance da felicidade.

“Nossa história parece estar repleta desses pulsos transitórios de misturas genéticas que desaparecem sem deixar vestígios”, diz Marc Haber, geneticista do Instituto Wellcome Sanger, do Reino Unido, que não participou do estudo. Haber já havia encontrado evidências de “pulsos” de fluxos genéticos da Europa para o Oriente Próximo durante a Idade Média, que desapareceu séculos depois. “DNA antigo tem o poder de olhar profundamente no passado e nos dar informações sobre eventos que sabíamos pouco ou nada sobre.”

As descobertas são um bom lembrete, diz Feldman, de que a cultura ou etnia de uma pessoa não é o mesmo que seu DNA. “Nesta situação, você tem pessoas estrangeiras chegando com uma composição genética ligeiramente diferente, e sua influência, geneticamente, é muito curta. Não deixa um impacto duradouro, mas culturalmente eles causaram um impacto que durou muitos anos ”.

FONTE: Ancient DNA Sheds New Light on the Biblical Philistines. [Smithsonian]