NaturezaPlástico está assassinando bactérias que produzem 10% do oxigênio da Terra

Redação2 meses atrás3 min
https://i2.wp.com/socientifica.com.br/wp-content/uploads/2019/07/1045px-Prochlorococcus_marinus.jpg?fit=1045%2C1080&ssl=1

Há muitas fotos na mídia demonstrando o poder destrutivo do plástico na vida marinha, como golfinhos, tartarugas e baleias. Porém, pesquisas sugerem que a poluição plástica está prejudicando a vida marinha de formas muito mais sutis e que podem ter consequências muito piores para todo o ecossistema mundial.

Uma bactéria fotossintética marinha, chamada Prochlorococcus, gera 10% do oxigênio que respiramos, mas de acordo com uma pesquisa publicada na terça-feira na revista Nature Communications Biology, a lixiviação de produtos químicos para a água proveniente de resíduos plásticos está retardando o crescimento da bactéria em um nível genético – e potencialmente privando a Terra de uma fonte preciosa de ar respirável.

“Se realmente quisermos entender o impacto total da poluição plástica no ambiente marinho e encontrar maneiras de mitigá-la, precisamos considerar seu impacto nos principais grupos microbianos, incluindo micróbios fotossintéticos”, disse ao The Independent a bióloga da Universidade Macquarie, Sasha Tetu, que liderou a pesquisa.

LEIA TAMBÉM: Fragmentos de plásticos são encontrados pela primeira vez em geleiras

A pesquisa foi realizada num laboratório e não no oceano. Mas Lisa Moore, outra cientista do projeto, disse, também ao The Independent, que a poluição pode causar um declínio global nas populações de Prochlorococcus nas próximas décadas. “É possível que alguns Prochlorococcus já estejam afetados quando próximos aos plásticos”, disse Moore.

A realização de testes em campo é o próximo passo para esta pesquisa, afirmaram os autores do estudo.

O artigo científico foi publicado em Nature Communications Biology.

FONTE: Plastic Is Killing the Bacteria That Make 10% of Earth’s Oxygen [Futurism]