Vídeo: focas estão aprendendo a cantar para a ciência

SoCientífica
Crédito: University of St. Andrews

Como você deve ter notado, um número de espécies de aves têm provado serem capazes de imitar trechos de som que ouvem, seja uma melodia, o gemido de uma ambulância ou uma frase de baixo calão ensinada a por algum bêbado em uma festa.

Mas a questão é esta: a maioria dos mamíferos não é boa em cantar. Não é o caso com as focas. Eles são capazes de reproduzir os sons que ouvem, mesmo que estejam fora do seu alcance vocal normal.

No vídeo a seguir, essas focas, que foram ensinadas por cientistas da Universidade de St. Andrews, são gravadas ladrando a música do tema Star Wars e Twinkle Twinkle Little Star. É adorável! É também uma parte de uma pesquisa muito importante que pode eventualmente levar a uma maior subestimação dos distúrbios da fala em humanos.

George Dvorsky, do Gizmodo, faz um excelente trabalho em descrever por que o trabalho tem o potencial de ser tão importante.

“Primeiro, saber como as focas usam os sons é importante para avaliar como elas são afetadas pelo ruído criado por atividades humanas, como a navegação ou a construção naval”, explicou ele. “Isto, por sua vez, vai ajudar-nos a gerir as populações selvagens com mais cuidado. Segundo, estudar como a aprendizagem vocal funciona nas focas e como pode ser naturalmente prejudicada em alguns indivíduos pode ajudar a compreender o desenvolvimento vocal e suas limitações em outros alunos de mamíferos que usam estruturas semelhantes, como os humanos”.

Leia a matéria integral do Gizmodo em inglês aqui.

VIA: Boing Boing

Compartilhar