Selfie no Monte Everest destrói a loucura da terra plana?

SoCientífica

Em um post no Reddit, intitulado “Checkmate Flat Earth society“, xeque-mate, Sociedade da Terra Plana, em tradução – uma alusão à ingênua sociedade pseudocientífica que defende a hipótese irrisória da Terra plana -, o usuário u/amazed_spirit compartilhou uma foto icônica de uma selfie no topo do Everest, mostrando a “curvatura visível” do planeta.

Elevando-se a quase 9 mil metros, o Monte Everest é a montanha mais alta acima do nível do mar, localizado no Himalaia, na fronteira entre a China e o Nepal.

No ano passado, um terraplanista tentou se lançar ao espaço para provar que a Terra era plana. Ele se lançou a si próprio a uma altura de cerca de 500 metros utilizando um foguete caseiro. O pouso no deserto de Mojave não foi tão suave, deixando-o ligeiramente machucado. Essa tentativa marcou o que os organizadores anunciaram ter sido “o início dos grandes esforços para ‘provar’ que a Terra é plana”.

LEIA TAMBÉM: Você não precisa construir um foguete para provar que a Terra não é plana – aqui vai uma ciência simples

A imagem

Muitos comentários no Reddit, incluindo em fóruns terraplanistas, refutam a imagem com a proposição de que a fotografia foi tirada com uma Go Pro que utiliza lentes de olho-de-peixe, fazendo uma curvatura proporcional do fundo.

pexels photo 1289107
Exemplo de selfie com uma Go Pro em um lugar plano.

Podemos até dizer que não é muito frequente que terraplanistas possuam argumentos sensatos, mas esse é suficiente, infelizmente, para provar que a foto em questão não mostra de fato uma curvatura real vista do topo do Everest. Portanto, a imagem não mostra a cobertura real da Terra.

Para se ter noção, mesmo um observador da Estação Espacial não conseguiria ver uma curvatura com tamanhas proporções iguais aquelas vistas na selfie do alpinista.

pexels photo 220201
Créditos: NASA

Se analisado os comentários no Reddit mais afundo, é possível perceber que foi uma tentativa mais de tirar onda com o terraplanismo que um “refutamento” da terra plana porque… não há nada exatamente para refutar.

Mas o que mais chama a atenção a quem já aceitou a teoria concreta de que a Terra não é plana, exposta há mais de 2.000 anos por Eratóstenes, é a quantidade de lixo humano, ou, para amenizar, a “marca” de quem já pisou por lá – bandeiras – já acumulado no topo do monte.

O comentário mais curtido na publicação em questão faz alusão a isso. “Por que o topo do Everest parece um depósito de lixo?”, perguntou um usuário.

LEIA TAMBÉM: Terraplanista se lança em foguete para tentar “provar” sua crença

Compartilhar