NaturezaCrocodilos vegetarianos viveram nos antigos cursos de água da terra

Pesquisas recentes mostram que eles preferiam um almoço mais vegano.
Damares Alves4 meses atrás

Pesquisas recentes mostram que os crocodiloformes nem sempre foram temíveis os carnívoros que são atualmente. Mas como os cientistas chegaram a essa conclusão? Simples, eles analisaram fósseis de dentes de várias espécies diferentes, depois compararam com outros répteis que vivem atualmente.

LEIA TAMBÉM: Há uma criatura nos oceanos que aterroriza até mesmo os grandes tubarões brancos.

Através destas análises eles perceberam que os crocodiloformes extintos tinham uma uma dieta muito variada, algum eram principalmente carnívoros, outros onívoros e outros claro, especializados em plantas.

Dentes de animais carnívoros normalmente tem pontas únicas, não muito complexas. Mas os animais que comem plantas têm dentes com muitos “inchaços” e ranhuras para realmente misturar as plantas antes de engolir.

Na imagem, é possível perceber a diferença entre a dentição de animais carnívoros, onívoros e herbívoros. Foto: Keegan Melstrom.

Os pesquisadores também  descobriram que os primeiros crocodiliformes que comem plantas prosperaram durante o início do Jurássico, e através dos períodos jurássico e Cretáceo, os crocodiliformes que comem exclusivamente plantas evoluíram pelo menos três vezes.

LEIA TAMBÉM: Revelada nova espécie de dinossauro que viveu no Brasil.

“Esses antepassados herbívoros dos crocodilos eram realmente muito comuns” afirmam cientistas da Universidade de Ohio, à National Geographic.

Essa reconstrução feita pelo artista Jorge Gozales mostra como provavelmente eram os crocodiloformes.

A equipe ainda não terminou – eles estão atualmente reconstruindo a dieta desses animais, e esperam investigar por que essas criaturas se tornaram tão diversas no tempo dos dinossauros, mas o deixaram de ser recentemente.

Essa pesquisa foi publicada na Cell Biology.