Nova descoberta indica que a vida pode ser criada por Buracos Negros

SoCientífica

Os buracos negros são motores de destruição em escala cósmica, mas eles também podem ser os portadores da vida. Novas pesquisas sobre buracos negros supermassivos sugerem que a radiação que eles emitem durante suas alimentações pode criar blocos de construção biomoleculares e até mesmo a fotossíntese de força.

O novo estudo, publicado em 24 de maio no Astrophysical Journal, expõe a pesquisa onde cientistas criaram modelos de computador para examinar os discos de gás e poeira chamados de núcleos ativos de galáxias, ou AGN, que giram em torno de buracos negros supermassivos. Sendo um dos objetos mais brilhantes do universo, os núcleos ativos de galáxias liga a matéria. E, como essa matéria gira em torno de um buraco negro, liberta quantidades incríveis de luz e radiação.

Desde o início dos anos 80, cientistas suspeitam que essa radiação criaria uma zona morta ao redor de um AGN. Alguns pesquisadores até propuseram que tal AGN poderia explicar por que não vimos nenhuma vida extraterrestre complexa na direção do centro da Via Láctea. Estudos anteriores descobriram que, há 32.000 anos-luz de distância do núcleo, os raios X e a luz ultravioleta poderiam remover as atmosferas de planetas semelhantes à Terra.

LEIA TAMBÉM: Anel frio e nebuloso descoberto em torno de buraco negro supermassivo na nossa galáxia

“As pessoas têm falado principalmente sobre os efeitos prejudiciais [dos buracos negros]”, disse Manasvi Lingam, principal autor do estudo e astrônomo da Universidade de Harvard, à Live Science. “Queríamos reexaminar o quão prejudicial [a radiação] é… e nos perguntar se havia algum resultado positivo”.

Os modelos dos pesquisadores sugerem que mundos com atmosferas mais densas que as da Terra ou longe o suficiente de um AGN para reter suas atmosferas, ainda podem ter uma chance de hospedar a vida. Em certas distâncias, existe uma zona galáctica habitável que recebe exatamente a quantidade certa de radiação ultravioleta.

Nesse nível de radiação, a atmosfera não seria removida, mas a radiação poderia separar moléculas, criando compostos que são necessários para a construção de proteínas, lipídios e DNA – os pilares da vida, pelo menos como a conhecemos. Para um buraco negro do tamanho de Sagitário A *, a região de “Cachinhos Dourados”, a qual chamamos zonas habitáveis, se estenderia por aproximadamente 140 anos-luz do centro do buraco negro, onde 1 ano-luz é aproximadamente 9,5 trilhões de quilômetros.

LEIA TAMBÉM: Físicos medem temperatura de buraco negro “super sônico” e confirmam teoria de Hawking

Os cientistas também analisaram os efeitos da radiação na fotossíntese, o processo pelo qual a maioria das plantas utiliza a energia do sol para criar açúcares. E AGNs emitem enormes quantidades desse ingrediente chave – a luz. Isso seria particularmente importante para as plantas em planetas de flutuação livre, que não possuem uma estrela hospedeira próxima para fornecer uma fonte de luz. Astrônomos estimaram que pode haver cerca de 1 bilhão de planetas à deriva em zonas de Cachinhos Dourados de uma galáxia parecida à Via Láctea, de acordo com Manasvi.

Calculando a área sobre a qual a AGN poderia potencializar a fotossíntese, os cientistas descobriram que grandes porções de galáxias, particularmente aquelas com buracos negros supermassivos, poderiam ter fotossíntese alimentada com AGN. Para uma galáxia semelhante à nossa, esta região se estenderia em torno de 1.100 anos-luz a partir do centro da galáxia. Em galáxias pequenas e densas chamadas anãs ultracompactas, mais da metade da galáxia poderia residir naquela zona fotossintética.

Dando uma nova olhada nos efeitos negativos da radiação ultravioleta e raios-X nestas zonas, os cientistas do novo estudo descobriram que as consequências adversas de um vizinho da AGN foram exageradas no passado. Bactérias na Terra criaram biofilmes para se protegerem dos raios ultravioleta, e a vida em áreas ultravioleta-pesadas poderia ter desenvolvido técnicas similares.

Raios-X e raios-gama, que AGNs também expelem em quantidades enormes, também são facilmente absorvidos por atmosferas parecidas com a da Terra e provavelmente não teriam uma grande influência na vida, disseram os pesquisadores. Os cientistas estimaram que os efeitos danosos da radiação AGN provavelmente terminariam a cerca de 100 anos-luz de um buraco negro do tamanho de Sagitário A *.

FONTE: Voracious Black Holes Could Feed Alien Life on Rogue Worlds [LiveScience]

LEIA TAMBÉM: Pela primeira vez, você pode ver como é um buraco negro

Compartilhar