Vidro 5D armazena 3000x mais informações que CDs – por 13,8 bilhões de anos

SoCientífica

O armazenamento de dados em cinco dimensões (5D) é a tecnologia inventada por uma equipe de cientistas da Universidade de Southampton, com o objetivo de armazenar dados em um disco composto de vidro nano estruturado. Espera-se que este disco armazene dados por até 13,8 bilhões de anos, que é a idade estimada do Universo. O disco 5D pode ser melhor explicado como resultado das dimensões XYZ juntamente com o tempo referente à 4ª dimensão.

O pensamento por trás da criação de um disco de armazenamento de dados usando a tecnologia 5D é devido às opções atuais de dispositivos de armazenamento de dados ficarem danificados, podres ou obsoletos. Tais fatores levam ao pensamento de um produto de armazenamento de dados compacto robusto e, portanto, o disco de armazenamento de dados 5D é considerado como uma opção.

Os impactos do armazenamento 5D em Big Data: maior confiabilidade, custos reduzidos, atendimento às necessidades de armazenamento de dados, promoção da conservação de energia, redução das limitações de armazenamento.

O driver esperado para o armazenamento de dados 5D é a necessidade de uma forma segura e portátil de produto de armazenamento de dados. Dentro das verticais militares e outras indústrias relacionadas, a comunicação ou transferência segura de dados torna-se um problema. Portanto, esse fator de produto de armazenamento de dados seguro pode impulsionar os próximos anos. Além disso, espera-se que o Big Data permita a comercialização de discos de armazenamento de dados 5D para diversas aplicações, pois os dados estão aumentando exponencialmente com o tempo.

Uma das oportunidades previstas não é uma mera substituição por lasers ultrarrápidos que farão com que o produto cresça nas regiões de alta tecnologia adotadas. Além disso, agências militares secretas que estão surgindo em grande escala nos territórios também devem ser uma oportunidade para o mercado de armazenamento de dados 5D.

O disco de armazenamento de dados 5D com capacidade de dados de 360TB, resistindo a temperaturas de até 1000 °C, deverá dominar o mercado de big data em um futuro próximo, quando os líderes da indústria investirem em pesquisa e desenvolvimento para criar mais produtos no mercado de armazenamento de dados 5D.

RELEASE/FONTE: Five-Dimensional Glass Discs Can Store Data for Up to 13.8 Billion Years [SBWire]

Compartilhar