TecnologiaIoT: o que é a ‘Internet das Coisas’?

Mauro Barone3 semanas atrás
https://i1.wp.com/socientifica.com.br/wp-content/uploads/2019/06/internet-das-coisas.jpg?fit=852%2C480&ssl=1

O assunto internet das coisas ou IoT (Internet of Things) vem ganhando força nos últimos tempos. Afinal o que é isso? Como impactará nossa vida nos próximos anos?

Como a maioria das tecnologias a internet das coisas surgiu no meio acadêmico com a terminologia computação ubíqua. Trata-se de conectar dispositivos do nosso dia a dia através da internet. Isso inclui tudo como, por exemplo, lampadas, celulares, video-game, carros, etc.

Alguns autores descrevem esse conceito de coisas conectadas de duas formas: conexão direta entre máquinas sem intervenção humana chamada M2M(Machine to Machine)e IoT quando existe a interação humana através de alguma interface ou aplicação.

LEIA TAMBÉM: Em 1995, Carl Sagan previu nossa distopia tecnológica atual

Segundo a Gartner até 2020 mais de 25 bilhões de dispositivos estarão conectados a internet. Todos esses dispositivos conectados a rede enviarão informações para a nuvem de seu fabricante sobre as suas atividades que estarão relacionada diretamente ao nosso uso.

Com toda essa informação as empresas tirarão insights que influenciarão na nossa forma de comprar, comer, viajar, estudar, etc.

E isso não deve parar por aí, com a evolução da tecnologia alguns componentes antes muito caros e de acesso apenas a engenheiros estão ficando cada vez menores e mais baratos como é o caso das placas  Raspberry, Arduino e a brasileira IoT Surfboard.

Essas placas permitem que pessoas curiosas e interessadas possam prototipar de suas casas usando sensores como de umidade, calor, luz,etc por menos de R$ 10,00 cada, fomentando assim inúmeros projetos que podem vir a se tornar produtos no futuro.

LEIA TAMBÉM: Minúscula abelha robô movida a energia solar pode voar sem qualquer restrição