Essas bizarras criaturas podem comer pedras e defecar areia

Milena Elísios

Grande parte dos moluscos costuma fazer sua toca em um leito de lama ou areia, mas esse cara aqui não. O Lithoredo abatanica é um molusco de água doce que foi descoberto em 2006 e ele pode literalmente comer rocha e defecar areia. Mas não é só isso, a pequena criatura pode até redesenhar a forma dos rios.

Os cientistas estão intrigados porque até agora, ninguém foi capaz de explicar como isso é possível. Tiveram até que criar um novo gênero para as bizarras criaturas.

Confira um vídeo em que pesquisadores das Filipinas capturaram alguns dos bichinhos:

Pesquisadores do Centro do Ocean Genome do Nordeste das Filipinas descobriram um novo gênero ou espécie de molusco que se enterra no leito de um rio nas Filipinas.

Alguns espécimes foram coletados de vários locais através do uso cuidadoso de um martelo e um cinzel. Eles foram observados em tanques e preservados.

Apesar do nome eles não são minhocas e sim uma espécie de bivalves (mexilhões ou moluscos). O caramujo tem o corpo alongado que não se encaixa bem na concha, então evoluiu para uma espécie de ferramenta de moagem. E aparentemente, esse é o grande segredo de sua alimentação.

Criaturas bizarras
Essa espécie de bivalves é altamente incomum, simplesmente pelo fato de que ao furar o calcário elas ingerem a rocha e depois expelem o material em formato de areia.

Alguns tipos bivalves de realizam o mesmo processo porém, com madeira. Muito mais trabalho precisa ser feito para determinar se esses moluscos realmente obtêm seus nutrientes das rochas que comem ou se apenas digerem as pedras como uma forma de se movimentar. já que rochas tem pouquíssimos nutrientes.

Uma coisa é certa, ainda há muito o que se aprender com essa nova espécie.

LEIA TAMBÉM: Criaturas encontradas vivendo nas águas abaixo da geleira do Permafrost

FONTE / The Royal Society.

 

Compartilhar