Robôs assassinos já estarão disponíveis em 2021, segundo especialistas

Damares Alves
Imagem ilustrativa

“Tecnologicamente, as armas autônomas são mais fáceis do que os carros autônomos”, disse Stuart Russell, professor de ciência da computação da UC Berkeley, à revista Vox . “As pessoas que trabalham nas tecnologias relacionadas acham que seria relativamente fácil montar uma arma muito eficaz em menos de dois anos”.

Esses são dois dos incômodos argumentos citados em uma nova matéria da Vox focada no estado das armas autônomas, sistemas alimentados por inteligência artificial que poderiam tomar a decisão de usar força letal sem qualquer intervenção humana.

O público pode não estar ciente de quão próximos estamos de robôs assassinos, porque eles não sabem como a tecnologia seria, disse o professor de inteligência artificial da Universidade de New South Wales, Toby Walsh, à Vox .

“Quando as pessoas ouvem ‘robôs assassinos’, pensam no Exterminador do Futuro, pensam em ficção científica, pensam em algo que está longe”, disse Walsh. “Em vez disso, são tecnologias mais simples, muito mais próximas e que estão sendo prototificadas enquanto falamos.”

A matéria da Vox sugere que essas “tecnologias mais simples” podem ser drones aprimoradas com a tecnologia de reconhecimento facial para atacar apenas alvos identificados – e essa é uma perspectiva totalmente aterrorizante, dados os muitos e muitos exemplos de imprecisão dessa tecnologia.

O que poderia dar errado?

Armas totalmente autônomas tornarão mais fácil e barato matar pessoas – um sério problema por si só nas mãos erradas. Mas os opositores de armas autônomas letais alertam que as conseqüências poderiam ser muito piores que isso.

FONTE: Death by algorithm: the age of killer robots is closer than you think. [Vox]

 

Compartilhar