Prisioneiros estão sendo mortos para abastecer o sistema de transplantes de órgãos na China

SoCientífica

As preocupações surgiram em torno das origens do suprimento de órgãos humanos da China por décadas, e novas descobertas sombrias confirmam que esses medos de longa data permanecem tão justificados quanto antes.

Um tribunal independente estabelecido para investigar alegações de extração forçada de órgãos na China determinou que uma campanha difundida de abusos de direitos humanos na fronteira com o genocídio é a principal fonte de estoque abundante de partes do corpo para procedimentos de transplante.

Apesar das afirmações chinesas de que cessou a prática de remover partes do corpo de prisioneiros executados anos atrás, o Tribunal da China – liderado por proeminentes advogados, especialistas em direitos humanos e um cirurgião de transplante – determinou unanimemente que a extração de órgãos de prisioneiros e dissidentes continua sendo um horror contínuo.

“A conclusão mostra que muitas pessoas morreram indescritivelmente sem razão e que mais podem sofrer de maneira semelhante”, disse Sir Geoffrey Nice QC na segunda-feira, enquanto proferiu o julgamento final da audiência.

“Não há evidências de que a prática tenha sido interrompida e o tribunal está convencido de que ela continua.”

Depois de meses considerando depoimentos de testemunhas e uma enorme quantidade de provas documentais , o tribunal disse que estava claro que a linha oficial sobre transplantes na China simplesmente não somava nada.

Tempos de espera extraordinariamente curtos ( às vezes, apenas algumas semanas ou menos ) para procedimentos de transplante são comuns na China, sugerindo um rico excedente de órgãos compatíveis – mas de onde vêm esses órgãos intermináveis ?

Um estudo das anomalias constatou que, em um período de 10 dias em 2016, 640 órgãos foram transplantados, embora apenas 30 doadores tenham sido listados oficialmente – sugerindo que cada doador teria desistido de mais de 21 partes do corpo em média.

Preocupações sobre esses tipos de dados levaram outros pesquisadores a concluir que centenas de artigos científicos chineses podem ser comprometidos devido à sua dependência de milhares de órgãos de origem não ética.

No contexto, porém, os custos humanos, por si só, superam quaisquer implicações periféricas, científicas ou não – um fato terrível tornado claro por algumas das testemunhas na investigação.

Enver Tohti, ex-cirurgião chinês que prestou depoimentos nas audiências, contou como recebeu ordens para “cortar o peito e trabalhar rápido” como um jovem cirurgião trabalhando em um local de execução no noroeste da China.

Ao extrair o fígado e os rins de uma vítima executada que havia sido baleada na cabeça e jogada ao lado de uma estrada, Tohti fez uma descoberta terrível.

“Comecei a cortar o meio e então ele começou a lutar e eu sabia que ele ainda estava vivo, mas ele estava fraco demais para resistir a mim”, disse Tohti ao The Telegraph .

Relatos como esses – e relatos de que médicos chineses prontamente admitem a investigadores secretos que partes do corpo no sistema hospitalar são ilegalmente obtidas de membros do grupo espiritual perseguido, o Falun Gong – convenceram o painel que havia “evidências diretas e indiretas da extração forçada de órgãos”.

Em sua “inevitável” conclusão final, o Tribunal da China constatou que a extração forçada de órgãos tem sido cometida há anos em toda a China, obtendo principalmente partes do corpo de praticantes detidos do Falun Gong e possivelmente também uma minoria étnica chamada Uyghurs (embora outros grupos também são direcionados).

Ao parar para pensar que o assassinato e a remoção forçada de órgãos desses povos constitui um genocídio em sua definição legal (devido à falta de provas da intenção real de cometer genocídio), o tribunal condenou as remoções forçadas de órgãos como um crime contra a humanidade e um ato de “iniqüidade inigualável”.

Do jeito que está, a verdadeira escala dos horrores provavelmente nunca será conhecida, mas o tribunal estima que cerca de 90 mil transplantes de órgãos sejam feitos na China todos os anos, em uma indústria de US $ 1 bilhão por ano .

Embora a decisão do tribunal não tenha nenhum efeito legal, pode ajudar a influenciar outros organismos internacionais, como as Nações Unidas, bem como governos, instituições e empresas que fazem negócios com a China.

“Eu fui promotor por 10 anos. As provas são impressionantes”, disse o defensor de direitos humanos David Kilgour, que testemunhou nas audiências, à rede australiana ABC .

“Esse crime não está apenas continuando, nós documentamos que na verdade ele está piorando. O maquinário que está retirando órgãos do Falun Gong, isso está ficando maior, não menor.”

As descobertas resumidas do China Tribunal estão disponíveis no site da organização, com o resumo da audiência e relatórios completos prontos para serem divulgados em breve.

ORIGINAL INGLÊS: Worst Fears About China’s Organ Transplants And Prisoners Were Just Confirmed.

 

Compartilhar