Cientistas encontraram o planeta mais parecido com a Terra de todos os tempos

SoCientífica
Imagem Ilustrativa.

Astrônomos descobriram recentemente um exoplaneta idêntico à Terra, e as semelhanças são incríveis.

Orbitando em torno da 24ª estrela mais próxima do Sol estão dois pequenos exoplanetas, recentemente descobertos por uma enorme equipe internacional de astrônomos.

Atualmente, as descobertas de exoplanetas acontecem o tempo todo, mas um desses planetas é especial: o Teegarden b se assemelha mais à Terra do que qualquer outro mundo que os cientistas descobriram até hoje, relata o Gizmodo. É uma descoberta emocionante e em nosso próprio quintal – mas isso não significa necessariamente que as pessoas poderiam sobreviver lá.

LEIA TAMBÉM: Assustadora cratera nunca vista antes é descoberta em Marte.

Os exoplanetas orbitando o Teegarden’s Star, chamado Teegarden b e c, foram vistos recentemente no observatório espanhol Calar Alto, como parte do projeto CARMENES, de caça a exoplanetas, segundo pesquisa publicada na revista Astronomy & Astrophysics na semana passada.

A estrela de Teegarden tem cerca de um décimo do tamanho do Sol, mas os exoplanetas orbitam perto o suficiente para potencialmente sustentar um ambiente temperado, suspeitam os cientistas. No estudo, Teegarden b marcou 0,94 no chamado “Índice de Similaridade da Terra”, onde um 1,0 indicaria uma réplica perfeita da Terra.

LEIA TAMBÉM: Surgem sinais de que há outro universo idêntico ao nosso.

Os astrônomos ainda têm muito a aprender sobre os exoplanetas de Teegarden. Eles mediram sua massa e distância orbital, mas ainda não sabem quão grandes são.

“Estamos um pouco prejudicados no que podemos inferir sobre esses planetas porque não conhecemos seus raios”, disse ao Gizmodo a cientista do Instituto de Ciência Planetária Amy Barr Mlinar. “Mas este é um achado muito interessante, e espero que possamos obter mais observações deste sistema no futuro”.

Por exemplo, ninguém sabe se os planetas têm uma atmosfera ou água, ambos cruciais para potenciais futuros colonos.

FONTE: SCIENTISTS FIND THE MOST EARTH-LIKE EXOPLANET EVER – AND IT’S NEARBY [Futurism]

Compartilhar