O que nossos esqueletos dizem sobre binarismo sexual

SoCientífica

A sociedade cada vez mais aceita a identidade de gênero como existente ao longo de um espectro. O estudo das pessoas e seus restos mortais mostra que o sexo deve ser visto da mesma maneira.

Ela não era especialmente alta. Seus níveis de testosterona não eram incomumente altos para uma mulher. Ela era totalmente feminina externamente. Mas em meados da década de 1980, quando os resultados de seus cromossomos chegaram revelando XY em vez do “normal” XX para uma mulher, a seleção espanhola eliminou a atleta María José Martínez-Patiño. Ela foi expulsa da residência olímpica e abandonada por seus colegas de equipe, amigos e namorado. Ela perdeu seus registros e medalhas por causa de uma mutação genética que não provada capaz de lhe dar qualquer vantagem competitiva.

Pessoas como Martínez-Patiño foram mal servidas por regras que traçam uma linha dura entre os sexos. Nos EUA, a administração Trump parece destinada a piorar as coisas. De acordo com um memorando que vazou para o The New York Times em outubro de 2018, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA está tentando estabelecer uma definição legal binária de sexo, estabelecendo cada pessoa “como homem ou mulher baseada em traços biológicos imutáveis identificáveis no ou antes do nascimento”. Mas nossos corpos são mais complicados do que isso.

Um crescente reconhecimento dessa complexidade pelos pesquisadores e pelo público tem afirmado que o gênero está em um espectro: as pessoas estão cada vez mais dispostas a reconhecer a realidade das identidades não-binárias e transgêneras e a apoiar aqueles que lutam corajosamente por seus direitos em tudo – de banheiros de gênero a leis antidiscriminações de gênero. Mas, subjacente a tudo isso, está a percepção de que, independentemente do gênero que uma pessoa identifique, eles têm um sexo subjacente com o qual nasceram. Isso representa um mal-entendido fundamental sobre a natureza do sexo biológico. A ciência continua nos mostrando que o sexo também não se encaixa em um binário, seja ele determinado por genitais, cromossomos, hormônios ou ossos (que são o objeto da pesquisa de doutorado de Alexandra Kralick, autora deste texto, na Universidade da Pensilvânia).

A percepção de uma separação rígida e rápida entre os sexos começou a se desintegrar durante a segunda onda de feminismo nos anos 70 e 80. Nas décadas seguintes, aprendemos que cerca de 1,7% dos bebês nascem com traços intersexuais; que o comportamento, a forma do corpo e o tamanho se sobrepõem significativamente entre os sexos, e tanto homens quanto mulheres têm os mesmos hormônios circulantes; e que não há nada inerentemente feminino no cromossomo X. As realidades biológicas são complicadas. Pessoas que vivem suas vidas como mulheres podem ser descobertas, mesmo ao final da vida, como XXY ou XY.

Estudos com esqueletos e a história desse campo de estudo mostram como as suposições de nossa sociedade sobre sexo podem levar a erros profundos e como reconhecer que as coisas não são realmente tão binárias quanto parecem ajuda a resolver esses erros. Trump e seus assessores deveriam tomar nota.

A ciência continua nos mostrando que o sexo também não se encaixa em um binário, seja ele determinado por órgãos genitais, cromossomos, hormônios ou ossos”

Se você já assistiu ao seriado Bones, ouviu Temperance “Bones” Brennan, protagonista da série e antropóloga forense, perguntar a seus colegas se o esqueleto que ela está analisando é masculino ou feminino. Isso porque as distinções sexuais são muito úteis para conhecer pessoas desaparecidas e locais arqueológicos. Mas quão fácil é fazer essa determinação?

No início dos anos 1900, o antropólogo naturalizado norte-americano Aleš Hrdlička ajudou a fundar o estudo moderno dos ossos humanos. Ele trabalhou como o primeiro curador de antropologia física no Museu Nacional dos Estados Unidos (agora na Smithsonian Institution). Os esqueletos estudados por Hrdlička eram categorizados como masculinos ou femininos, aparentemente sem exceção. Ele não foi o único que pensou que o sexo caía em duas categorias distintas que não se sobrepunham. Os cientistas Fred P. Thieme e William J. Schull da Universidade de Michigan escreveram sobre sexagem de um esqueleto em 1957: “O sexo, ao contrário da maioria das características fenotípicas em que o homem varia, não é continuamente variável, mas é expresso em uma clara distribuição bimodal”. Identificar o sexo de um esqueleto depende mais da pélvis (por exemplo, as fêmeas geralmente têm um sulco ósseo distinto), mas também depende da suposição geral de que traços maiores ou mais marcados são masculinos, incluindo crânios maiores e lugares ásperos de tamanho considerável nos quais o músculo se anexa ao osso. Essa ideia de um sistema binário distinto para o sexo esquelético permeou –  e desvirtuou – os registros históricos por décadas.

02 Male vs female pelvis LT
A figura de duas pelves com diferenças drasticamente exageradas ilustra como as diferenças entre os esqueletos eram avaliadas no início dos anos 1900. A pelve masculina é mostrada à esquerda e a feminina à direita (identificadas em lituano).

Em 1972, Kenneth Weiss, agora professor emérito de antropologia e genética na Universidade Estadual da Pensilvânia, notou que havia cerca de 12% mais esqueletos masculinos do que femininos relatados em sítios arqueológicos. Isso parecia estranho, já que a proporção de homens para mulheres deveria ser de meio a meio. A razão do viés, concluiu Weiss, era uma “irresistível tentação em muitos casos de identificar espécimes duvidosos como sendo do sexo masculino”. Por exemplo, os restos mortais de uma mulher particularmente alta e de quadris estreitos podem ser erroneamente catalogados como sendo de um homem.

Depois que Weiss publicou sobre essa prevalência masculina, as práticas de pesquisa começaram a mudar. Em 1993, 21 anos depois, Karen Bone, então estudante de mestrado na Universidade do Tennessee, examinou um conjunto de dados mais recente e descobriu que o viés havia diminuído: a proporção de esqueletos masculinos para femininos havia se equilibrado. Em parte, isso pode ser por causa de formas melhores e mais precisas de sexualizar esqueletos. Mas também, quando examinados os artigos científicos citados por Bone, foi possível notar que havia mais indivíduos categorizados como “indeterminados” depois de 1972 e basicamente nenhum anterior.

Permitir que os esqueletos permaneçam sem sexo, ou “indeterminados”, reflete uma aceitação da variabilidade e sobreposição entre os sexos. Isso não significa necessariamente que os esqueletos classificados dessa maneira não sejam, de fato, nem masculinos nem femininos, mas significa que não há maneira clara ou fácil de distinguir a diferença. Como a ciência e a mudança social nos anos 1970 e 1980 revelaram que sexo é complicado, a categoria de indivíduos “indeterminados sexuais” na pesquisa com esqueletos tornou-se mais comum e melhorou a precisão científica.

DrFyzAnWoAAZL8a
Stella Walsh, treinando em Cleveland, Estados Unidos, em 1º de abril de 1932 para os jogos olímpicos. Stanisława Walasiewicz, seu nome de batismo, conquistou o ouro da Polônia na corrida de 100 metros feminino nos Jogos Olímpicos de 1932. Após sua morte, uma autópsia revelou que ela tinha traços intersexuais. (Foto: AP)

Por gerações, a falsa percepção de que existem dois sexos biológicos distintos teve muitos efeitos indiretos negativos. Ele tem distorcido os registros arqueológicos históricos e gerou humilhação em atletas ao redor do mundo, que são minuciosamente examinados. Em meados da década de 1940, as atletas olímpicas femininas passaram por um processo degradante de terem seus órgãos genitais inspecionados para receber “certificados de feminilidade”. Isso foi substituído por testes cromossômicos no final dos anos 1960 e, posteriormente, por testes hormonais. Mas, em vez de erradicar os impostores, esses testes apenas ilustraram a complexidade do sexo humano.

Pode ser mais conveniente para o governo federal dos Estados Unidos ter um sistema binário para determinação legal do sexo do indivíduo; muitas leis e costumes dos Estados Unidos são construídos com base nessa suposição. Mas só porque é um sistema conveniente de classificação não significa que é certo. Alguns países, como o Canadá, e alguns estados nos Estados Unidos, incluindo o Oregon, agora permitem que as pessoas declarem uma identidade de gênero não-binária em sua carteira de habilitação ou em outros documentos de identificação. Num mundo em que aparentemente é discutível se as leis antidiscriminações se aplicam ao sexo ou ao gênero, é um passo na direção errada estar escrevendo uma delas na lei como um fenômeno estritamente binário.

Os famosos casos de atletas femininas fortes, com corpos bem definidos e audaciosas que tiveram suas carreiras destruídas pelos “testes de gênero” olímpicos exemplificam como é equivocado classificar o sexo ou o gênero como binário. Essas mulheres são, como todos nós, parte de um espectro sexual, não um binário sexual. Quanto mais nós, como sociedade, reconhecermos que, menos humilharmos e examinarmos desnecessariamente as pessoas menos discriminatório será nosso mundo.

LEIA TAMBÉM: Proposta da administração Trump para definir gênero não tem base científica

Este texto foi traduzido e adaptado do original de Alexandra Kralick, doutoranda em antropologia na Universidade da Pensilvânia e foi originalmente publicado no site Sapiens, uma revista digital voltada para antropologia, com o título “What Our Skeletons Say About the Sex Binary”. Kralick estuda o crescimento e desenvolvimento das diferenças sexuais em grandes símios e no esqueleto humano na subdisciplina da antropologia biológica. Seu trabalho anterior é sobre o desenvolvimento dentário de gorilas e a forma do osso do pulso. Ela é bolsista de pesquisa de pós-graduação da National Science Foundation e obteve seu bacharelado em antropologia biológica da George Washington University. “What Our Skeletons Say About the Sex Binary” foi republicado no blog da Discovery Magazine, e no The Atlantic.

As opiniões expressas nesta publicação são do(a) autor(a) e podem não representar as de outros membros da SoCientífica.

Compartilhar