MedicinaEntenda como cogumelos podem ajudar a combater a tuberculose

Damares Alves3 semanas atrás
https://socientifica.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Tuberculose-3.jpg

A tuberculose (TB) continua sendo uma das doenças infecciosas mais mortais em países de baixa renda, com cerca de 1,6 milhão de pessoas morrendo da doença a cada ano. Em um novo estudo, pesquisadores mostram que os cogumelos ostra expostos ao sol oferecem uma fonte prontamente disponível de vitamina D que pode ajudar os pacientes de tuberculose a responder melhor aos medicamentos anti-TB, melhorando a resposta imunológica.

“A tuberculose está se tornando mais difícil de combater devido ao surgimento de cepas resistentes aos medicamentos, criando uma necessidade urgente de novos tratamentos que possam apoiar os medicamentos de primeira linha”, disse TibebeSelassie Seyoum Keflie, doutorado na Universidade de Hohenheim, na Alemanha. “Esta fonte de vitamina D é ideal para  porque os cogumelos podem ser facilmente distribuídos e administrados de maneira segura, de baixo custo e fácil de replicar”.

Keflie, que realizou a pesquisa com Hans Konrad Biesalski, apresentará a pesquisa na Nutrition 2019, a reunião anual da American Society for Nutrition, realizada de 8 a 11 de junho de 2019 em Baltimore.

Estudos mostraram que a vitamina D induz o corpo a formar um composto antimicrobiano que ataca a causa bacteriana da tuberculose. Embora a exposição solar possa aumentar os níveis de vitamina D de uma pessoa, ela deve ser obtida através de dieta, quando a  ao  é escassa.

Os pesquisadores usaram cogumelos-ostra porque eles oferecem uma fonte barata, segura e prontamente disponível de vitamina D que é facilmente absorvida pelo organismo. Embora os cogumelos frescos não contenham quase nenhuma vitamina D, o fungo produz após a exposição à luz solar muito semelhante ao corpo humano.

“Esta é a primeira vez que a vitamina D derivada de cogumelos ostras expostas ao sol tem se mostrado uma terapia potencialmente adjuvante para a tuberculose”, disse Keflie. “Com o alcance educacional, pode ser possível ensinar as pessoas com tuberculose a irradiar o próprio cogumelo por um breve período antes de cozinhar.”

Para o estudo, os pesquisadores deram a um grupo de pacientes com TB sanduíches contendo 146 microgramas de vitamina D de  ostra expostos ao sol todas as manhãs durante os primeiros quatro meses em que receberam um medicamento anti-TB.

No final dos quatro meses, 95 por cento dos pacientes que receberam o pão fortificado foram classificados com o menor escore de gravidade da tuberculose em uma escala de 1 a 5. O grupo de tratamento apresentou níveis significativamente mais elevados de vitamina D em comparação aos pacientes que não receberam o pão. mais de um terço deles não apresentam mais deficiência de vitamina D. Os pesquisadores também observaram que os pacientes que consumiram o pão fortificado tiveram melhorias significativas nas respostas imunológicas ao longo dos quatro meses.

Os pesquisadores planejam realizar investigações adicionais sobre as interações da vitamina D e respostas imunológicas em grupos maiores e mais diversificados de pacientes com TB. Eles também estão desenvolvendo diferentes métodos de secagem de cogumelos para determinar como alcançar os mais altos níveis de  D.

ORIGINAL INGLÊS: Sun-exposed oyster mushrooms help patients fight tuberculosis [Medical Express]