Experimento descobre que abelhas são capazes de entender símbolos matemáticos

Damares Alves

Você precisa de outro motivo para amar as abelhas? Não apenas nossos amiguinhos fofinhos de flores realizam aritmética básica , mas os cientistas descobriram agora que podem reconhecer símbolos associados a números.

Assim como nós humanos reconhecemos que o símbolo 7 ou VII está associado a uma quantidade de sete, parece que as abelhas podem fazer a mesma associação.

Em outras palavras, eles não apenas compreendem quantidades, adição e subtração – as abelhas também podem compreender uma linguagem simbólica para esses conceitos. Isso é incrível para uma criatura com um cérebro do tamanho de uma abelha!

“Nós tomamos como garantido uma vez que aprendemos nossos números quando crianças, mas ser capaz de reconhecer o que ‘4’ representa realmente requer um nível sofisticado de habilidade cognitiva”, disse o cientista de visão Adrian Dyer, da Universidade RMIT, na Austrália .

“Estudos mostram que primatas e pássaros também podem aprender a ligar símbolos a números, mas esta é a primeira vez que vemos isso em insetos.”

Os pesquisadores já tinham uma ideia de que isso era possível. Eles haviam descoberto, através de cuidadosa experimentação, que as abelhas parecem entender símbolos para adição e subtração para realizar aritmética muito básica .

E sabemos, com base em estudos anteriores, que as abelhas podem se comunicar, usando uma dança complexa para transmitir informações sobre onde procurar.

Mas esta nova pesquisa dá um passo adiante, mostrando, pela primeira vez, que – como os humanos, os chimpanzés e até mesmo os pombos demonstraram – os invertebrados podem entender e usar uma linguagem para a matemática.

Abelhas 2
(Howard et al., Proceedings of the Royal Society B, 2019)

Os pesquisadores empregaram um sistema modificado usado anteriormente para determinar que os pombos poderiam reconhecer símbolos numéricos. Símbolos inventados, ou ‘sinais’, foram atribuídos numerosidade e colocados em um labirinto em forma de Y.

As abelhas foram treinadas para voar neste labirinto, onde primeiro veriam um estímulo – um sinal ou uma imagem mostrando duas ou três formas – antes de irem para a câmara de decisão. Lá, eles veriam duas opções.

Se fossem mostrados um sinal inicialmente, as duas opções seriam uma imagem de duas formas e uma imagem de três formas, e eles teriam que escolher o número correto de formas para combinar com o sinal. Se fossem mostradas inicialmente várias formas, as duas opções seriam dois sinais diferentes e precisariam corresponder ao sinal com o número de itens visualizados.

Se eles escolhessem corretamente, combinando um sinal em forma de N com dois itens e um T invertido com três itens, a abelha receberia uma deliciosa solução de açúcar. Uma resposta incorreta, no entanto, produziria quinino inofensivo, mas com sabor desagradável.

No final dos 50 testes, as abelhas acabaram combinando sinais corretamente com a numerosidade, com uma precisão de cerca de 75%. Depois, os pesquisadores ligaram as abelhas com novas cores, padrões e formas, para determinar se as abelhas estavam combinando a numerosidade com o símbolo, e não a imagem como um todo.

As abelhas ainda combinavam os símbolos com base no número de formas na imagem.

Compartilhar