Uma cidade inteira nos EUA está sendo refém de cibercriminosos

SoCientífica

A cidade de Baltimore está sob ataque, mas não por alguém armado com armas ou bombas.

Há duas semanas, os cibercriminosos usaram ransomware, conhecido como RobinHood, para assumir o controle de cerca de 10 mil computadores da cidade, dizendo que não abririam mão do acesso a menos que Baltimore entregasse cerca de 100 mil dólares em bitcoins.

Baltimore está se recusando a atender a demanda de resgate. No entanto, ela também não está equipada para quebrar o ransomware, o que significa que foi forçada a ficar com os seus computadores, em grande parte, desconectados — um exemplo preocupante da incapacidade do governo moderno de acompanhar a crescente ameaça do cibercrime.

O ataque enfraqueceu o governo de Baltimore — funcionários não podem nem acessar o e-mail — então, por enquanto, a cidade está recorrendo a soluções manuais para operações que normalmente envolvem redes de computadores.

Quanto a quando Baltimore pode se recuperar totalmente do ataque, ninguém parece saber com certeza. Mas com base em uma declaração recente do prefeito Bernard C. ‘Jack’ Young, pode demorar um pouco.

“Nosso foco é fazer com que os serviços principais voltem a ficar online, e fazê-lo de uma maneira que garanta a segurança como uma das nossas principais prioridades ao longo deste processo”, escreveu ele na sexta-feira.

“Você pode ver serviços parcialmente começando a se recuperar em questão de semanas, enquanto alguns de nossos sistemas mais complexos podem levar meses no processo de recuperação.” [Futurism]

Compartilhar